Qual a cadeia de montanhas mais alta do mundo?

É na maior cadeia montanhosa que encontramos o pico mais alto do mundo: o Monte Everest.

Em toda extensão do Planeta Terra, é possível encontrarmos diversas paisagens e diferenças geográficas. Muitos lugares são formados por grandes planícies, em outros, se encontram grandes montanhas e montes. A diversidade é encontrada em todos os aspectos do mundo: cultura, geografia, clima, étnicas, etc.

E entre as montanhas, pode-se encontrar diversos tamanhos. Algumas montanhas são “solitárias”, outras são agrupadas em cadeias de montanhas. Os Himalaias são a maior de todas as cadeias de montanhas do mundo e seu nome significa morada da neve.

Foto: Reprodução InternetHimalaias
 

Essa cadeia de montanhas abrange a Índia, China, Nepal, Paquistão e Butão, localizada entre a planície indo-gangética e o planalto tibetano. Sua extensão é de cerca de 2500 km e sua largura varia entre 400 km no oeste e 150 km no leste. Sua formação começou há 40 milhões de anos, mas ainda assim, é a cadeia montanhosa mais nova do mundo.

Foto: Reprodução InternetHimalaias
 

É nessa cadeia que existe a maior de todas as montanhas do mundo, o Monte Everest. Além dele, existem mais de 100 picos com altura superior a 7200 metros. O sistema de montanhas do Himalaia é dividido em três cadeias paralelas, que são o sub-Himalaia, os Pequenos Himalaias e os Grandes Himalaias.

Mesmo estando localizadas próximas aos trópicos, o pico das montanhas do Himalaia ficam cobertas de neve durante todo o ano. Também podemos encontrar na região um grande número de glaciares, que quando derretem, dão origem a diversos rios perenes. Muitos lagos também se formam nas redondezas dos Himalaias, a maioria deles encontrados abaixo dos 5 mil metros de altitude. Quanto mais a altitude diminui, menor é o lago.

Foto: Reprodução InternetHimalaias
 

Além de grandes montanhas, os Himalaias são a fonte das bacias hidrográficas do rio Indo e do Ganges-Bramaputra. Cerca de mil milhões de pessoas sobrevivem graças a essas duas fontes de água. Essa cadeia de montanhas também influencia fortemente no clima, vegetação e na vida animal dos animais que vivem na região e nas proximidades.

Foto: Reprodução InternetHimalaias

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais