Quais os países com mais água potável do mundo?

Saiba quais os países que detém a maior quantidade do recurso, que é tão importante para a sobrevivência humana.

Ah, a água! Constantemente ouvimos a importância de preservar esse recurso natural, essencial para a nossa existência. Apesar de 71% da superfície do nosso planeta ser formada por água, somente 3% é água doce. Dessa água doce, cerca de 2% encontra-se congelado em geleiras. Ou seja, somente 1% da água doce está nos rios e no subsolo, ao nosso alcance.

Para piorar a situação, desse 1% de água que temos acesso, somente 0.003% dela é própria para consumo, o restante está contaminada pela poluição. E, por incrível que pareça, atualmente o Brasil é o país com mais água doce potável em todo o mundo.

Foto: Reprodução Internetagua potavel
 

Confira os 10 países com mais água potável no mundo:

1 – Brasil

 São 5,661 bilhões de metros cúbicos de água. Graças ao volume de água, o país produz mais de 60% da energia elétrica em usinas hidrelétricas.

2 – Rússia

Os russos dispõem de 4,312 bilhões de metros cúbicos de água potável, mas que, assim como no Brasil, são mal administrados e distribuídos de maneira insuficiente no país. Cerca de 11 milhões de habitantes do país não possuem acesso a essa água.

3 – Canadá

O país possui 2,850 bilhões de metros cúbicos desse líquido precioso. Porém, a maior parte dessa água está no Norte do país, e a grande maioria dos canadenses habitam o Sul do país, o que dificulta um pouco o acesso a água.

4 – Estados Unidos

Eficientes quando se trata de recursos hídricos, os EUA são detentores de 2,818 bilhões de metros cúbicos de água. Mas, com o grande crescimento populacional, estima-se que até 2050 o país enfrentará problemas com escassez.

5 – China

Apesar de estar entre os países com mais água potável, a China vem enfrentando sérios problemas com falta de água e aumento da poluição dos rios e fontes de água doce. No país, encontra-se 2,813 bilhões de metros cúbicos de água doce potável.

6 – Colômbia

O país tem 2,145 bilhões de metros cúbicos de água. O governo colombiano, visando preservar o líquido, criou diversas leis e instituições para regular o consumo e distribuição da água no país.

7 – Indonésia

São 2,019 bilhões de metros cúbicos de água no país. Dessa água, 82% é usado para a agricultura e o restante é destinado para as cidades.

8 – Peru

Os peruanos possuem 1,641 bilhões de metros cúbicos de água, porém, dessa quantia, 98% está na região amazônica do Peru.

9 – Índia

Em solo indiano, estão localizados 1,446 bilhões de metros cúbicos de água. O país utiliza a maior parte da água para a agricultura. Somente em 2010, o país usou 91% da água no setor agrícola.

10 – Myanmar

O país, localizado no sul da Ásia, tem 1,003 bilhões de metros cúbicos de água doce potável.

Foto: Reprodução Internetagua potavel
 

Os dados são do site Top 10 Mais.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais