Quais os maiores desertos do mundo?

Conheça os cinco maiores desertos do mundo e o que você pode encontrar neles.

Você sabia que 20% do Planeta Terra é formado por desertos? As maiores regiões desérticas são na África e na Ásia. Mas o maior deserto existente vai surpreender você. Confira abaixo os cinco maiores desertos do mundo.

1 – Deserto da Antártida: com 14,4  milhões de km² quadrados, é o deserto mais frio e seco do planeta. Também tem a maior média de altitude e maior índice de ventos fortes. Ventanias de 100 km são comuns e duram dias. Sua altitude é de cerca de 2 mil metros. Por causa das condições climáticas, sua vegetação se restringe a musgos, liquens e outras plantas inferiores. Sua fauna é mais rica, sendo o local habitado por pinguins, focas, lobos marinhos, baleias, albatrozes e outros animais resistentes ao clima extremamente gelado.

2 – Deserto do Saara: existente há mais de 2,5 milhões de anos, o deserto do Saara é localizado na África e tem 9 milhões de quilômetros quadrados. É considerado o maior deserto quente da Terra. Seu tamanho é comparado a extensão da Europa. Apesar de ser um deserto, cerca de 2,5 milhões de pessoas vivem na região do Saara. Poucos animais habitam a região, conseguindo sobreviver apenas escorpiões, lagartos, cobras, cabras, dromedários e antílopes.

3 – Deserto da Arábia:possui 1,3 milhões de km² quadrados e fica na Ásia, sendo parte da Arábia Saudita, Iêmen, Omã, Iraque, Jordânia e Síria. Com sua população de animais comprometida devido a caça, sobrevivem na região espécies como gazelas, camundongos, lagartos, hienas, chacal e texugos, os três últimos sendo ameaçados de extinção.            

4 – Deserto de Gobi: encontrado na China e região sul da Mongólia, sua extensão é de 1.125.000 milhões de quilômetros quadrados, tamanho equivalente ao estado brasileiro do Amazonas. Possui clima extremo, variando a temperatura entre 40ºC e -40ºC. Possui dunas de até 800 metros de altura e possui muitas montanhas rochosas. O deserto é considerado um dos maiores sítios arqueológicos do mundo. Os únicos homens que vivem no deserto são os nômades. A vegetação é pobre na região em termos de quantidade e variedade, mas se adapta bem ao clima do local, conseguindo sobreviver os matagais diminutos, ervas rasteiras e vegetação halófila. Os animais também não representam muita variedade, se limitando a asnos, gazelas, antílopes, cavalos e camelos. Dois animais raros habitam a região: o camelo-bactriano (de duas corcovas) e o cavalo-de-przewalski.

5 – Deserto de Kalahiri: com 580 mil quilômetros quadrados o deserto localizado na África também é chamado de Calaari ou Calaári. Diferente dos demais desertos, o local não se resume a areia e dunas. Ao chegar no Kalahiri, os visitantes se deparam com um deserto predominantemente coberto por um tipo de capim seco e pequenas dunas avermelhadas. Habitam no deserto algumas tribos africanas, algumas delas nunca ou quase nunca tendo feito contato com a civilização ocidental.

Foto: Reprodução InternetDeserto

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais