Quais os benefícios que a babosa pode proporcionar para as pessoas?

Ela também é conhecida como aloe vera e é muito popular, principalmente por precisar de poucos cuidados no cultivo.

Não é à toa que ela era chamada pelos antigos egípcios de “planta da imortalidade”. Oriunda da África, a babosa é utilizada para tratar diversos problemas de saúde, além de ser excelente quando usada para fins estéticos. Ela também é conhecida como aloe vera e é muito popular, principalmente por precisar de poucos cuidados, podendo ser cultivada facilmente no quintal ou em vasos. Essa planta medicinal possui muitas finalidades:

Babosa usada no cabelo

Quando o assunto é cabelo, a babosa é ótima contra a queda. Ela possui colágeno, o que ajuda a fixar melhor os fios no couro cabeludo. A água e minerais existentes nela também contribuem para o fortalecimento do fios, evitando que eles se quebrem.

As enzimas existentes nessa planta, juntamente com os minerais e a água, fazem com que o cabelo tenha uma boa hidratação. Ela remove as células mortas do couro cabeludo, fazendo com que o crescimento aconteça de maneira mais rápida, além de remover e evitar a formação da caspa.

Foto: Reprodução InternetA babosa é uma planta usada para fins medicinais e estéticos.
A babosa é uma planta usada para fins medicinais e estéticos.

Babosa usada na pele

Provavelmente você não sabe, mas a babosa é um excelente removedor de maquiagem. Ao mesmo tempo em que ajuda a eliminar os resíduos das maquiagens, ela ainda hidrata a pele.  A limpeza da pele com essa planta ainda funciona como um esfoliante, removendo as células mortas e fornecendo oxigênio para as células que estão em camadas mais profundas da pele.

Outro benefício de usá-la na pele é evitar o aparecimento de rugas. Em muitos casos, marcas de expressão nos olhos e boca podem sumir com o uso diário da babosa. Isso é possível graças ao fato da babosa possuir colágeno, auxiliando assim na elasticidade do tecido.

Ela ainda pode ser usada para tratar outros problemas na pele, como queimaduras (inclusive do sol), feridas, frieira e é excelente até mesmo para combater a acne. Aliada a dieta e exercícios, a babosa ainda reduz a celulite.

Outros benefícios da babosa

Por possuir efeito antitérmico, a babosa pode ser usada em compressas para reduzir a febre. A função anestésica dela serve para aliviar dores musculares, dores ósseas, reumatismo e artrite.

Outros problemas de saúde em que a babosa age são prisão de ventre, baixo apetite sexual, gripes e resfriados, controla o colesterol, melhora a imunidade do organismo e evita a formação de pedras nos rins.

Contraindicações

O uso externo da babosa não tem contraindicações, somente em casos de pessoas alérgicas. O uso interno não deve ser feito por crianças, grávidas, lactantes e por pessoas que tenham pedra na bexiga, varizes, cistite, apendicite, hemorroidas, fissuras anais, disenteria, nefrite, prostatite e inflamações no útero e ovário. Antes de usá-la internamente, consulte seu médico.

É importante destacar que a Anvisa não permite a comercialização de sucos e alimentos industrializados contendo babosa. O motivo é que não há segurança quanto a ingestão de babosa processada.

Foto: Reprodução InternetA babosa era chamada pelos egípcios de
A babosa era chamada pelos egípcios de "planta da imortalidade".

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais