Quais os benefícios de usar ervas na comida?

Elas servem não somente para dar sabor aos pratos, mas são uma forma de cuidar de nossa saúde. Confira.

As ervas servem para dar sabor e temperar nossos alimentos. Dificilmente encontramos alguém que não gosta de uma comida bem temperadinha, certo?! Mas não é somente para melhorar o gosto dos alimentos que as ervas servem. Elas também são grandes aliadas da nossa saúde, trazendo muitos benefícios para o nosso corpo.

Vamos conhecer alguns desses benefícios e quais as plantas que os proporcionam?

Alecrim

Conhecida e usada desde a antiguidade, tanto como tempero como erva medicinal. É um poderoso antioxidante, ajuda no sistema digestivo (e consequentemente, desintoxicante), é antiviral, com propriedades anti-inflamatórias. Ajuda também no sistema neurológico, na memória e na concentração. Também estimula a circulação sanguínea, ajuda na prevenção de câncer e combate o mau hálito. Ele é uma ótima fonte de ferro, cálcio, fósforo, magnésio, potássio e vitamina B6. Ele pode ser usado de diversas formas: em pó, óleo, fresco, seco ou como chá.

Foto: Reprodução InternetAlecrim
 

Cebolinha

Possui vitamina A, C, cálcio, fósforo e niacina. É um ótimo digestivo e hipotensor. Também atua na prevenção de câncer, ajuda a fortalecer a estrutura óssea, melhora a saúde do coração e ocular, contribui para o sistema imunológico e circulatório. Possui betacaroteno, que ajuda a remover a acne da pele. A cebolinha ainda estimula o crescimento capilar e é considerada um alimento afrodisíaco.

Foto: Reprodução InternetCebolinha
 

Coentro

Ajuda na cicatrização e é estimulante. Contribui para a remoção de metais pesados do organismo, evitando diversas doenças. Ajuda a diminuir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom, é anti-diabético, antioxidante, relaxa os músculos, o que torna ele um sedativo leve, combatendo a ansiedade. Ele ajuda a melhorar o sono, é anti-bacteriano e anti-fúngico. Ele possui potássio, o que contribui para reduzir a hipertensão, reduzindo assim a pressão arterial.

Foto: Reprodução InternetCoentro
 

Louro

As folhas de louro são ricas em carboidratos, fibras alimentares, gorduras saturadas, vitaminas A, B, C e D, ferro, potássio, cálcio e magnésio. Também é rica em ácido fólico. É usado para temperar carnes, ensopados e caldos, essa erva também possui propriedades medicinais, usado, por exemplo, para tratar gripes comuns. Tem efeito anti-inflamatório e digestivo, ajudando na produção da saliva e de enzimas digestivas. Combate a azia, o câncer, problemas respiratórios, de coração e a diabetes tipo 2. Para as mulheres, o louro ainda ajuda a regular a menstruação.

Foto: Reprodução InternetLouro
 

Manjericão

Está entre os cinco alimentos mais saudáveis do mundo. É diurético, expectorante, ajuda na digestão e a combater problemas estomacais, estimula a memória, melhora a aparência da pele e o fluxo sanguíneo, contribui para a visão e ajuda a aliviar o estresse. Tem ação desintoxicante e anti-infecções, além de ser um antisséptico. Possui vitaminas A, C e K, manganês, magnésio, ferro, cobre, cálcio e ômega-3. O manjericão também reforça o sistema imunológico, melhora dores de cabeça e ajuda a eliminar as pedras nos rins. Melhora também o sistema cardiovascular e respiratório.

Foto: Reprodução InternetManjericão

Orégano

É uma das poucas ervas em que o sabor é maior quando a erva está seca do que quando está fresca. É antibiótico, antibacteriano, antioxidante e antiviral, que contribui para o fortalecimento do sistema imunológico. O orégano ainda ajuda a desintoxicar o corpo, pois possui cálcio, ferro, manganês, vitamina K, ômega-3 fibras e outros nutrientes. Contribui para o fortalecimento dos ossos, ajuda a controlar a pressão arterial e os batimentos cardíacos, evitando doenças do coração. Regula o ciclo menstrual feminino, além de diminuir as cólicas e prevenir a menopausa precoce. Além disso tudo, ainda é um grande aliado do sistema digestivo.

Foto: Reprodução InternetOrégano
 

Salsa

Além de ter efeito diurético, é rica em ferro, zinco, cálcio, magnésio, vitamina C, proteínas e fibras. Ajuda a prevenir câncer, gripes, anemia, combate a retenção de líquido, combate infecções urinárias, pedras nos rins, trombose e AVC. Controla a hipertensão e a diabetes, além de fortalecer o sistema imunológico e melhorar a saúde da pele.

Foto: Reprodução InternetSalsa
 

Tomilho

É anti-bacteriano,  expectorante, antisséptico. Além de beneficiar o corpo, o tomilho ainda pode ser usado como limpador, sendo um ótimo produto de limpeza caseiro. Possui alto teor de ferro, combatendo a anemia. É também antibiótico, contribui para o sistema nervoso, ajuda no sistema digestivo, aliviando cólicas, dores de estômago e controlando a acidez do estômago. Evita doenças bucais, dores de garganta, intoxicação alimentar, combate o câncer e a acne. Também aumenta a imunidade e melhora a visão e a circulação sanguínea. Possui cálcio, ferro, vitaminas A, C, B6, cobre, potássio, magnésio, manganês, fibra, carboidrato, proteínas e riboflavina.

Foto: Reprodução InternetTomilho

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais