Quais os benefícios de praticar pilates?

O pilates foi inventado pelo alemão Joseph Pilates e é uma das atividades físicas mais praticadas na atualidade.

O pilates é um exercício físico que surgiu em 1920 e tem como principal objetivo unir corpo e mente. Cada exercício é adaptado para as necessidades do indivíduo, sendo uma série de exercícios focados no desenvolvimento dos músculos do corpo. Normalmente, as sessões de pilates duram entre 45 e 60 minutos e é indicado para pessoas de quaisquer idades

Conheça os benefícios de praticar essa atividade física:

Combate o estresse: para realizar os exercícios, é necessário ter um ritmo respiratório e concentração que não podem ser interrompidos, caso contrário o exercício não será feito corretamente. Com o passar do tempo, a pessoa aprenderá a controlar o próprio corpo e isso ajudará a pessoa a lidar com situações que resultam em estresse, nervosismo e ansiedade.

Corrige a postura: com os exercícios, a coluna é alongada constantemente, fazendo com que os músculos da região lombar se fortaleçam. O pilates também contribui para a correção de desvios de coluna, fortalecendo os músculos ao seu redor.

Melhora a coordenação motora: os exercícios fazem a pessoa conhecer melhor o próprio corpo, ajudando a desenvolver equilíbrio e perceber os movimentos, consequentemente, melhorando a coordenação motora da pessoa.

Melhora a respiração: o pilates ensina a respirar corretamente. Por incrível que pareça, muitas pessoas respiram de maneira incorreta, o que causa cansaço físico e emocional. Essa atividade física estimula o corpo a inspirar e expirar corretamente, pois a respiração é essencial para que o exercício seja praticado de forma eficiente.

Desenvolve a musculatura: o foco do pilates é o desenvolvimento e fortalecimento dos músculos da região central do corpo. Os movimentos do pilates fazem com que esses músculos se desenvolvam de maneira ampla, fazendo eles se fortalecerem, além de se tornarem mais móveis e elásticos, tornando eles flexíveis.

Desenvolve o foco: no pilates, se você pensar em muitas coisas ao mesmo tempo, você não consegue realizar os exercícios. Por exigir uma total concentração, a pessoa aprende a pensar somente na realização do exercício, consequentemente, desenvolvendo o foco.

Outros benefícios

O pilates ainda proporciona benefícios como a diminuição dos atritos nas articulações, alivia dores musculares, previne a osteoporose, elimina toxinas e auxilia na drenagem linfática, ajuda no controle do peso e expande a consciência corporal.

Foto: Reprodução Internetpilates
 

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FONTE: Dr. Curioso

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