Quais os benefícios de incluir Psyllium na alimentação diária?

Ela é uma ótima opção alimentar para quem quer emagrecer ou combater determinadas doenças.

A cada dia mais pessoas estão buscando mudar seus hábitos alimentares visando uma vida mais saudável e um corpo mais bonito. A inclusão de um ingrediente simples pode fazer toda a diferença no dia a dia de algumas pessoas. Um exemplo disso é a fibra chamada Psyllium, que promete muitos benefícios para a saúde.

Essa fibra natural é extraída a partir da casca de uma semente chamada de Plantago ovata. Ela é uma ótima opção alimentar para quem quer emagrecer ou combater determinadas doenças. O motivo é que ela possui alta capacidade de absorver líquidos, podendo aumentar em até 20 vezes o seu tamanho original quando está em contato com a água. Por isso, ela precisa ser ingerida junto com uma boa hidratação e da forma mais natural possível.

A cada 100 gramas de Psyllium, 80 delas são somente fibras, e isso ajuda a manter o intestino funcionando perfeitamente. Por formar uma espécie de “pasta” quando entra em contato com a água, ela ajuda a eliminar do organismo as impurezas e toxinas geradas por causa das fezes. Isso faz com que ela se torne uma auxiliadora no combate a constipações, hemorroidas, fissuras anais, doença de Crohn, colite ulcerativa e até mesmo diarreias.

Foto: iStockphoto.com/MillefloreImagesA Psyliium é uma  fibra natural extraída a partir da casca da Plantago ovata.
A Psyliium é uma fibra natural extraída a partir da casca da Plantago ovata.

Ao remover as impurezas do organismo, o Psyllium ainda ajuda outra parte do nosso corpo: a corrente sanguínea. Um estudo publicado pela revista Clinical and Experimental Hypertension mostrou que pessoas que ingerem tal fibra regularmente apresentaram redução da pressão arterial.

Outro benefício de consumi-lo é quanto a problemas de diabetes. Os carboidratos são absorvidos de forma mais lenta quando esse alimento é consumido, fazendo com que o pâncreas sobrecarregue menos durante a produção da insulina. A consequência disso é uma ajuda no controle dos níveis de glicemia. A redução do colesterol ruim (LDL) também pode acontecer devido a esse consumo, pois auxilia o organismo a absorver nutrientes e eliminar gorduras ruins.

Se o objetivo é perder peso, saiba que consumir Psyllium pode ser um grande aliado. Por causa de sua capacidade de limpar o organismo, alguns compostos indesejados são eliminados também, como gorduras, açúcares e certos carboidratos. Ele ainda proporciona uma sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa demore mais para ingerir alimentos e, ao sentir fome, se alimente com uma quantia menor de comida.

Porém, é importante destacar que essa fibra deve ser consumida com moderação. A quantia diária indicada é de uma colher de sopa ou, no máximo, oito cápsulas de 500 miligramas. Pessoas que fazem uso de medicação como antidepressivos, anticonsvulsivos, remédios para diabetes e colesterol, antiagregantes plaquetários e também gestantes devem evitar o consumo do Psyllium. Além disso, é indispensável criar o hábito de ingerir muita água, caso contrário, essa grande quantidade de fibras pode causar gases, cólicas e dores abdominais.

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FONTE: Dr. Curioso

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