Quais os 10 maiores rios do mundo?

Veja quais os 10 maiores rios do mundo.

A água é um dos elementos principais para a existência da vida em todo o Planeta. Nada pode ter vida se esse recurso não existir. Os rios são a maior e principal fonte de fornecimento de água. Os rios sempre tiveram papel fundamental para o surgimento de diferentes civilizações.

Conheça agora os 10 maiores rios que podemos encontrar no mundo.

1 – Rio Nilo: Ocupando o posto de maior rio do mundo, o Nilo possui 7.088 quilômetros e nasce no rio Rukararana, em Ruanda, e passa por nove países: Egito, Etiópia, Sudão, Sudão do Sul, Uganda, Quênia, Tanzânia, Burundi e República Democrática do Congo.  O rio termina no Mar Mediterrâneo, onde deságua após a água percorrer um longo caminho. Foi às margens do rio Nilo que surgiu a civilização do Egito.

Foto: Reprodução internetRio Nilo
Um dos mais famosos do mundo, o Rio Nilo é um dos principais rios citados na Bíblia.

2 – Amazonas: Forma a maior bacia hidrográfica do planeta, com cerca de um quinto do fluxo pluvial da Terra. Ele nasce no rio Apurímac, na Cordilheira dos Andes e atravessa toda a Floresta Amazônica. Ele deságua no Oceano Atlântico após percorrer sua extensão de 6.992 km.

3 – Rio Mississipi: Ele percorre parte dos EUA até o Golfo do México depois de nascer no Lago Itasca, em Minnesota. É a maior bacia hidrográfica da América do Norte e a terceira maior do mundo. Possui 6.212 km de extensão e é nele que é feito a maioria do transporte fluvial do país.

4 – Rios Ob – Irtich: Esses dois rios, com seus 5.570 quilômetros formam a segunda maior bacia hidrográfica da Ásia. Eles percorrem parte do território da Rússia antes de se tornarem dois rios separados.

5 – Rio Yangtze: Considerado uma fronteira natural entre as culturas do sul e norte da China, ele tem 5.520 km e nasce nos montes Kunlum, no Planalto Tibetano. Também é conhecido na região por Rio Azul. Ele percorre as regiões mais férteis de toda a China.

6 – Rio Amarelo: Suas margens são o berço da civilização chinesa. Desagua no mar de Bohai depois de percorrer quase todo o território da China. Ele possui 4.672 quilômetros e tem esse nome por suas águas terem coloração amarelada.

Foto: Reprodução internetRio Amarelo
O rio Amarelo tem esse nome por causa de sua coloração.

7 – Rio Congo: Localizado na África, é a segunda maior bacia hidrográfica do mundo e o rio mais fundo que existe. Ele possui muitos quilômetros de corredeiras e inúmeras cataratas. Sua nascente é resultado dos rios Lualab e Luapula. Ele tem 4.667 km de extensão e termina no Oceano Atlântico.

8 – Rio Amur: Esse rio, que também é chamado de rio do dragão negro pelos chineses é considerado a fronteira entre a Rússia e a China. Ele nasce no limite setentrional da China e desagua no Oceano Pacífico e possui 4.509 quilômetros.  

9 – Rio Lena: Ele nasce nas montanhas de Baikal e passa por praticamente todo o território russo antes de desaguar no Mar de Laptev. Sua extensão é de 4.269 km. Ao redor do Lena existe um vale rico em recursos minerais.

10 – Rio Mackenzie: Com 4.241 quilômetros, o décimo maior rio do mundo nasce no Lago do Escravo, noroeste do Canadá, e tem a maior bacia hidrográfica do país. Ele deságua no Mar de Beaufort.

Foto: Reprodução internetRio Mackenzie
Rio Mackenzie é a maior bacia hidrográfica canadense.

Agora que você já conhece os 10 maiores rios do mundo, confira quais são os maiores rios do Brasil.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais