Quais as regras para jogar hóquei no gelo?

Descubra como esse esporte do Canadá é praticado.

O hóquei no gelo é um esporte canadense, inventado no século XIX. Ele possui a National Hockey League – NHL – como sua principal competição esportiva.

Esse esporte é praticado em quadras de gelo com dimensão de 62 metros de comprimento e 26 metros de largura. O esporte é disputado por duas equipes com seis jogadores cada. As equipes podem ter 13 atletas no banco de reservas e o número de substituições é ilimitado.

As posições dos jogadores de hóquei no gelo são: goleiro, defensor, ponta e central.

São usados, além dos equipamentos de segurança, um taco em forma de L chamado stick e um disco chamado puck. O objetivo é marcar “gols” com o disco, para pontuar. Porém, esse gol não vale quando é feito com as mãos, pés ou com a parte de cima do taco.

Uma partida possui três tempos, com 20 minutos cada. O intervalo entre os tempos é de 15 minutos. O jogo começa com um momento chamado face-off. Nessa hora, os jogadores estão posicionados frente a frente e o árbitro joga o disco para cima, para que sua posse seja disputada por dois jogadores, um de cada equipe. O face-off também acontece sempre que o jogo é paralisado.

É muito comum que durante as partidas aconteça o contato físico entre os atletas. Cabe ao juiz analisar a gravidade do contato e aplicar a punição, que pode ser suspensão de cinco minutos ou do restante da partida.

Quando o jogador está dentro da linha azul de ataque e antes do disco, é chamado offside. Ele é semelhante ao impedimento, das partidas de futebol. Quando isso acontece, o árbitro para a partida e realiza um novo face-off. Outra situação que causa um novo face-off, é quando o jogador tenta marcar um ponto golpeando o disco, estando atrás da linha vermelha central de ataque.

Obviamente, vence a equipe que marcar mais pontos.

Foto: Reprodução Internet
Hoquei no gelo

National Hockey League

A NHL, atualmente, é formada por 30 times. Ela surgiu em 1917 e é disputada entre os meses de outubro a abril. Durante a temporada, cada time disputa 82 partidas, 41 em cada e 41 fora.

A pontuação acontece da seguinte maneira:

2 pontos para uma vitória;
1 ponto para derrota em prorrogação ou pênalti;
Nenhum ponto para derrotas que acontecem em tempo regular.

O troféu mais importante disputado na NHL é a Copa Stanley. O maior campeão do torneio é o Montreal Canadiens, com 24 títulos conquistados ao longo da história. Em seguida, os times que mais vezes ganharam a Copa Stanley foram o Toronto Maple Leafs, com 13 títulos e o Detroit Red Wings, que foi campeão 11 vezes.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais