Quais as principais pedras preciosas brasileiras?

Cada uma com sua beleza e característica, as pedras preciosas são encontradas em abundância no Brasil.

Desde seu descobrimento, o Brasil é explorado devido à quantidade de riquezas aqui encontradas. Quando se trata de pedras preciosas, o Brasil é o número 1 da lista em quantidade e diversidade de pedras que podem ser encontradas.

As pedras preciosas são minerais cristalinos muito valiosos, que se destacam e são cobiçados por causa de sua beleza. As pedras preciosas também tem o nome de gema. O valor de cada gema depende de alguns fatores: raridade, cor, composição química, peso, pureza, lapidação e robustez. Elas são encontradas na natureza, em minas ou em garimpos.

Conheça algumas das principais pedras preciosas encontradas em nosso país e aprenda um pouco sobre esse material tão valioso.

Esmeralda: é conhecida como a pedra do amor e ela foi descoberta há cerca de 5 mil anos, no Egito. Essa pedra é símbolo de fidelidade e confiança. Ela é encontrada em verde vivo, em sobretons de amarelo e azul. Na Grécia antiga, ela ficou conhecida como a “deusa verde de todas as pedras”.

Foto: Reprodução InternetEsmeraldas

Turmalina Paraíba: é uma pedra bastante rara de ser encontrada e está entre uma as mais caras do planeta. Ela foi descoberta na Paraíba, no ano de 1982. Ela possui em sua composição pequenos traços de cobre, manganês e ouro, o que a diferencia das demais turmalinas. É encontrada nas cores azul, azul-esverdeado e verde azulado e, quanto mais escura for, mais valiosa ela é.

Foto: Reprodução internetTurmalina Paraíba

Ametista: é a pedra preciosa mais antiga que se tem conhecimento. Tem um preço bastante acessível em comparação as demais pedras e sua cor pode ser violeta com nuances azuladas ou avermelhadas. Ela pode ser encontrada em tamanhos variados, desde 2 centímetros até Geodos e Drusas de mais de 2 metros.

Foto: Reprodução InternetAmetista

Rubelita: é uma das poucas pedras naturalmente vermelha. Ela é uma variação da Turmalina. Quanto mais intenso for o vermelho da pedra, mas rara e cara ela é. As rubelitas verdadeiras tem a capacidade de brilharem sob qualquer circunstância ou iluminação.

Foto: Reprodução internetRubelita

Citrino: é considerado o “irmão da ametista” e é encontrado em abundância no Brasil. Pode ser encontrado em diversos tons, nas cores conhaque, castanho amarelado, vermelho amarronzado, laranja e amarelo.

Foto: Reprodução internetCitrino

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais