Quais as principais doenças que ocorrem nos gatos?

Se perceber algum dos sintomas em seu gato, procure um veterinário de confiança com urgência!

Os gatos são conhecidos como os animais que possuem sete vidas. Mas, apesar dessa fama, eles precisam de cuidados e ficam doentes como qualquer outro bicho. Eles são animais que, quando não estão bem, costumam não demonstrar muitos sintomas, pois são bastante fortes. Cabe a nós, humanos, ficarmos atentos e prestarmos atenção na saúde desses bichanos.

Foto: Reprodução Internetgato

Veja abaixo as doenças mais comuns que podem atingir esse animal doméstico. Se perceber algum dos sintomas em seu gato, procure um veterinário de confiança com urgência!

Insuficiência Renal Crônica: Essa doença está ligada a genética dos gatos e causada por alterações naturais dos rins. A identificação desta doença não é fácil. Quando um animal está bebendo água demais e urinando por diversas vezes, é bom procurar um veterinário, pois pode ser sintoma da doença. Essa doença é mais fácil de ser identificada em gatos idosos, pois além desses sintomas citados, eles ainda têm vômitos, emagrecimento e perda de apetite.

Clamidiose: É uma doença que atinge a região pulmonar e ocular, provocando conjuntivite severa e alteração pulmonar. Entre os sintomas dessa doença estão febre, espirros, tosse e conjuntivite em apenas um olho. Ela é altamente contagiosa, podendo passar para outros animais e também para o homem. O tratamento varia de acordo com os sintomas apresentados.

Vírus da Imonodeficiência Felina: É conhecido como o “hiv dos gatos”, pois atinge o sistema imunológico. Essa doença, contraída através do contato sanguíneo, não tem cura, mas com o tratamento correto, o animal pode viver muitos anos. Como ela baixa a imunidade do gato, outras doenças atingem o animal e infecções aparecem com facilidade.

Foto: Reprodução InternetGato

Raiva Felina: No Brasil, essa doença já foi praticamente erradicada. A taxa de mortalidade para essa doença é de 100%. Seus sintomas são falta de apetite, medo de água e luz, dilatação da pupila, febre, salivação excessiva, além de mudanças no comportamento do animal. Não existe cura para essa doença, mas ela pode ser prevenida com vacinas. Ela também é considerada uma zoonose (quando pode ser transmitida para humanos).

Peritonite Infecciosa Felina: É causada por um vírus que pode atingir o abdômen, os rins, fígado, o cérebro e o sistema nervoso, causando infecções e abscessos. Os sintomas são anemia, diarreia, perda de apetite, febre e emagrecimento. Essa doença não possui tratamento.

Rinotraqueíte Viral: É a popular “gripe de gato”. Ela atinge o sistema respiratório dos felinos e é de fácil transmissão. Entre os sintomas estão corisa nasal e ocular, falta de apetite, depressão e apatia. Se não tratada de maneira correta, pode ser fatal para o felino.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais