Quais as maiores pontes do mundo?

Veja algumas pontes gigantes construídas pelo mundo.

As pontes são construções interessantes, complexas e principalmente, muito úteis para nós. Graças a elas, caminhos são encurtados e outros são criados, possibilitando que lugares sejam acessados.

Acredita-se que as primeiras pontes surgiram de forma natural, como por exemplo, um tronco de árvore caído sobre um rio. Rapidamente, o homem copiou a natureza, construindo com madeira as primeiras pontes feitas por seres humanos. A ponte mais antiga que existe até hoje, é uma estrutura de pedra, em arco, no Rio Meles, na Turquia, datada do século IX a.C.

O país “campeão” quando se trata de construir pontes é a China. No país, estão localizadas algumas das maiores do mundo.

Conheça agora as 10 maiores pontes existentes no mundo.

1 – Ponte de Danyang-Kunshan: Localizada na China, ela possui 164 km de extensão e liga a cidade de Xangai (mais populosa do país) a cidade de Nanjing. Ela foi construída sobre o rio Yangtze. Ela foi inaugurada no ano de 2011 e demorou quatro anos pra ser construída.

Foto: Reprodução internetPonte de Danyang-Kunshan
 

2 – Grande Ponte de Tianjin: Também construída em solo chinês, a ponte tem 113 quilômetros de comprimento e liga as cidades de Langfang e Qingxian.

3 – Ponte Qingdao Haiwan: Com 42 km, ela fica na cidade de Qingdao, na China e foi construída em apenas quatro anos. Além de terceira maior do mundo, ela é a maior ponte construída sobre água salgada, segundo o Guinness Book.

Foto: Reprodução internetPonte Qingdao Haiwan
 

4 – Ponte do Lago Pontchartrain: Localizada nos EUA, ela possui 38,4 quilômetros de extensão. Ela fica entre as ilhas de Madeville e Mandeville, em New Orleans. Ela foi inaugurada em 1956 (lado sul) e em 1969 (lado norte). Por ela passam aproximadamente 430 mil veículos diariamente.

Foto: Reprodução internetPonte do Lago Pontchartrain
 

5 – Ponte do Pântano Manchac: Também nos EUA, ela foi construída sobre o pântano de Manchac, em Louisiana, e tem 36,7 km. Ela foi aberta para o tráfego em 1979.

6 – Ponte da baía de Hangzhou: Com 36 quilômetros de extensão, ela liga duas grandes cidades chinesas: Xangai e Ningbo. Ela demorou quatro anos para ser construída e foi inaugurada em maio de 2008. A ponte custou cerca de 2.800 milhões de dólares.

Foto: Reprodução internetPonte da baía de Hangzhou
 

7 – Ponte de Runyang: Localizada na província chinesa de Jiangsu, ela mede 35,6 quilômetros e fica sobre o rio Yangtzé. Ela levou cinco anos para ser construída, sendo inaugurada em abril de 2005.

Foto: Reprodução internetPonte de Runyang
 

8 – Ponte de Donghai: Ela também fica na China. Com 31,5 quilômetros de comprimento, ela liga o porto de Xangai as ilhas de Yangshan.

Foto: Reprodução internetPonte de Donghai
 

9 – Ponte Atchafalaya Basin: Ela fica em Louisiana, nos EUA. Com 29 km, ela liga a região de Baton Rouge a Lafayette. Ela foi inaugurada no ano de 1973.

10 – Ponte Jintang: A última ponte da nossa lista também é chinesa. Ela faz ligação entre Zhenhai a ilha de Jintang. Construída sobre o Arquipélago Zhoushan, ela possui 26 km de comprimento.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais