Quais são as maiores favelas do mundo?

Veja quais são as cinco maiores favelas do mundo.

Quando nós, brasileiros, falamos em favela, automaticamente vem a nossa memória duas cidade: São Paulo e Rio de Janeiro. Para quem não convive com a realidade das favelas, rapidamente faz a ligação dessa localidade com o crime, com a pobreza, a falta de saneamento básico e a desigualdade social.

As favelas são, na verdade, um conjunto de moradias, geralmente em morros e terrenos ilegais, onde vivem pessoas de baixa renda. Elas ficam em grandes centros urbanos e é possível ver claramente a desigualdade social que existe entre as favelas e os demais bairros da cidade.

Os moradores dessas comunidades sofrem com baixos salários, falta de saneamento básico, exclusão social, preconceito, alto risco de doença, super-população, infraestrutura e violência, resultado principalmente do tráfico de drogas.

Segundo a ONU, pelo mundo, existem cerca de 200 mil favelas, e a tendência é que esse número venha a aumentar com o crescimento populacional. Veja agora quais são as cinco maiores favelas do mundo.

1 – Maharashtra – Ela fica na Índia e possui 19 milhões de habitantes, mais moradores que países como, por exemplo, Portugal. A área é um dos ambientes mais poluídos do mundo.

2 – Neza-Chalco-Izta – Fica na Cidade do México e tem 4 milhões de moradores. Ela começou a crescer em 1900 e desde então, o governo se esforça para melhorar as condições do local. Ela também é conhecia no país mexicano por Ciudad Perdida.

3 – Kibera – Com 2,5 milhões de habitantes, ela fica próxima a Nairóbi, no Quénia. A situação é tão precária que, somente 20% dos barracos da favela possuem energia elétrica. Ela é composta por 12 assentamentos, todos eles com nível extremo de pobreza e precariedade.

4 – Orangi Town – Maior favela da Ásia, ela fica em Karachi, no Paquistão e abriga 1,8 milhões de pessoas. A maior dificuldade dos moradores é o acesso à água. Ela ocupa uma área de quase 60 quilômetros quadrados. Projetos existentes buscam melhorar as condições do lugar, que possui representantes no governo.

5 – Manshiet Nast – Ela está localizada na cidade do Cairo, no Egito e possui 1,5 milhões de habitantes. Ela surgiu na década de 1960.

No Brasil

Em território brasileiro, a maior de todas as 6,3 mil favelas que existe, é a favela da Rocinha, no Rio de Janeiro. Ela possui mais de 60 mil habitantes. Ela fica localizada entre os bairros Gávea e São Conrado. Se a Rocinha fosse uma cidade, ela estaria entre as 450 maiores cidades do Brasil, em um total de 5,5 mil cidades. Nas favelas brasileiras moram cerca de 11,4 milhões de pessoas.

Foto: Reprodução internetRocinha

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais