Quais as doenças mais comuns durante o inverno?

Normalmente, quem mais sofre com a chegada do frio são as crianças e os idosos, pois são mais sensíveis aos vírus e bactérias que se propagam nessa época do ano.

O inverno está chegando! Muitas pessoas não gostam dele simplesmente por causa do frio que ele traz. Outras, tem sérios motivos para querer ficar bem longe dessa estação: os problemas de saúde que ele causa ou que se agravam com ele.

Normalmente, quem mais sofre com a chegada do frio são as crianças e os idosos, pois são mais sensíveis aos vírus e bactérias que se propagam nessa época do ano. O fato da população ficar por mais tempo em ambientes fechados também contribui para que esses micro organismos passem de uma pessoa para outra com maior facilidade. Confira abaixo as sete doenças mais comuns durante o inverno:

Foto: Reprodução InternetCom o inverno, muitas doenças se tornam comuns entre as pessoas por causa da facilidade que vírus e bactérias tem se de propagarem.
Com o inverno, muitas doenças se tornam comuns entre as pessoas por causa da facilidade que vírus e bactérias tem se de propagarem.

Gripes e resfriados

Causadas por vírus do tipo Influenza, as gripes são infecções das vias respiratórias superiores. Elas causam sintomas como febre, secreção nasal, dor de garganta e dores pelo corpo, coriza, e dura por cerca de cinco dias. Já os resfriados são causados por vírus como o adenovírus, rinovírus e vírus sincicial respiratório. Os sintomas são espirros, coriza, dor de garganta e conjuntivite e duram por aproximadamente três dias.

Sinusite

A sinusite é uma inflamação na mucosa dos seios da face. Ela causa dor na face, secreção nasal e dor de cabeça. Ela é causada pelos vírus que causam gripe e resfriado, por alergias e em alguns casos, por bactérias.

Asma

Essa doença ocorre em pessoas que têm doença inflamatória dos pulmões e é desencadeada por fatores alérgicos, como o frio e a poeira. Seus sintomas são chiado no peito, falta de ar e tosse. Apesar de poder ocorrer em qualquer época do ano, o inverno é um fator que contribui para o surgimento dos sintomas da asma.

Rinite alérgica

Doença crônica e sem cura, ela é uma inflamação da mucosa que reveste o nariz. A rinite alérgica provoca espirros, coceira no nariz e coriza, e é causada por alergias, que podem ser causadas por poeira, ácaros, pelos de animais, frio e até mesmo pelo pólen de plantas.

Pneumonia

A pneumonia é uma das doenças mais graves, pois pode levar à morte quando não é tratada corretamente. Ela é causada por bactérias, vírus ou, raramente, por fungos, e ocorre quando uma inflamação e infecção nas vias respiratórias chega até os pulmões. Os sintomas dela são tosse com catarro, febre acima de 38ºC, calafrios, falta de ar, dificuldade para respirar e respiração ofegante.

Meningite

 Os sintomas dessa doença podem aparecer de forma repentina e são febre alta, forte dor de cabeça, sensibilidade à luz, vômitos e dores pelo corpo. Essa infecção é causada por vírus, fungos, parasitas e bactérias que atingem as membranas que envolvem o o sistema nervoso do cérebro. Ela é mais comum em crianças do que em adultos e pode ser transmitida através de gotículas de saliva, que são espalhadas com espirros, tosse ou até mesmo quando falamos.

Otite

Esse tipo de infecção acontece na garganta e migra até o ouvido. A otite é causada por vírus ou bactéria e causa dor no local, febre e produção de secreção. Assim como a meningite, ela também ocorre com mais facilidade nas crianças.

ATENÇÃO!

É importante lembrar que, apesar de serem mais comuns durante períodos de frio, as doenças citadas podem acontecer durante todo o ano e por isso devem ser prevenidas!

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais