Praticar atividades física ajuda as pessoas a serem mais inteligentes

Estudos apontam que fazer exercício ajuda a melhorar a memória e facilita o aprendizado.

Ser uma pessoa inteligente é algo maravilhoso e desejado pela maioria das pessoas. Já quando se trata de exercícios físicos, não é difícil encontrarmos as pessoas sedentárias, que não possuem o hábito de realizar nenhuma atividade. Normalmente, coisas cansativas não são tão interessantes, certo? Mas, e se você fosse ficar mais inteligente por praticar corrida, natação ou ir para a academia?

Um estudo realizado por neurocientistas da Universidade de Saúde e Ciência de Oregon (OHSU), nos EUA, apontou que fazer exercícios físicos contribui para o aprendizado e a memória. E, para quem não gosta desse tipo de atividade, a boa notícia é que ela não precisa ser praticada por um longo tempo. Uma caminhada por alguns minutos é o suficiente.

Foto: Blog GympassFazer atividades físicas proporciona inúmeros benefícios para a saúde.
Fazer atividades físicas proporciona inúmeros benefícios para a saúde.

Segundo os pesquisadores, a atividade física ajuda nas conexões entre os neurônios do hipocampo, região do cérebro responsável pela memória e pelo aprendizado.

Durante os testes (feitos com ratos sedentários), ao mudar a rotina e fazer um exercício, existe um aumento nas sinapses do hipocampo. Alguns genes ganham destaque, como o Mtss1L, que é ativado em atividades curtas e intensas. Ele então promove um crescimento nos dendritos de um neurônio – eles trabalham na recepção de estímulos nervosos. Com isso, o aprendizado acontece de maneira mais fácil e rápida, e a memória também funciona melhor.

Outra pesquisa, realizada pela Universidade da Califórnia, nos EUA, em parceria com a Universidade de Tsukuba, no Japão, apontou os mesmos resultados. Porém, o experimento foi realizado em jovens universitários. Esse estudo ainda apontou que o hipocampo de quem possui uma rotina diária de exercícios é maior e mais saudável do que de pessoas sedentárias.

Para confirmar que a teoria estava certa, o estudo realizava testes de memória com os voluntários antes de realizarem atividades em uma bicicleta ergométrica e também depois. Após o exercício, os estudantes respondiam ao teste de maneira mais rápida e com maior número de acertos.

Ou seja... se você quer ser mais inteligente, além de estudar, pratique exercícios! E, além dos exercícios, outro ótimo aliado da boa memória é uma boa alimentação. Alguns alimentos contribuem para que nossa memória seja mais eficiente.

Foto: Reprodução Internet/Site BikeTribeEstudos apontam que pessoas que praticam exercícios se tornam mais inteligentes.
Estudos apontam que pessoas que praticam exercícios se tornam mais inteligentes.

Benefícios das atividades físicas para a saúde

Não é somente nossa inteligência que é beneficiada quando temos o hábito de praticar exercícios. Nosso corpo e nossa saúde também possuem vantagens quando deixamos a vida sedentária para trás (cerca de 28% das mortes por problemas crônicos estão relacionadas ao sedentarismo). E, um dos maiores benefícios disso é que uma simples atividade física pode ajudar a evitar doenças cujo tratamento é bastante desagradável. Veja abaixo algumas doenças que podem ser prevenidas:

- Diabetes;
- Câncer;
- Hipertensão-arterial;
- Dores no corpo;
- Osteoporose;
- Obesidade;
- Doenças/deficiências mentais;
- Doenças cardíacas;
- AVC (acidente vascular cerebral);
- Alzheimer.

Descubra também: O que acontece com o cérebro quando escutamos nossa música favorita?

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais