Por que tomar chá diariamente faz bem para a saúde?

Apesar de não ser o favorito dos brasileiros, a bebida traz vários benefícios para a saúde. Conheça alguns deles.

Estamos no outono e cada dia mais próximo do inverno, a estação que mais combina com um chá, pois o preparo da bebida é feito com ervas e água quente.   O chá teve origem no Oriente. Tornou-se popular ganhando o titulo de segunda bebida mais consumida no mundo.

Foto: Reprodução internetChá

No Brasil a preferência da massa é o café, mas na Inglaterra e alguns países asiáticos o chá é bebida que detém a maior favoritismo.

Descubra algumas vantagens do consumo de chá rotineiramente:

Auxilio na digestão e emagrecimento

Os componentes chamados de flavonoides presentes no chá agem no sistema nervoso simpático, que modera a queima de gorduras. Uma das opções para quem tem dificuldade de emagrecimento é o chá verde, que desintoxica e acelera o metabolismo.  Já o chá de hortelã auxilia na digestão, prevenindo assim possíveis problemas estomacais e intestinais.

Previne doenças

O chá verde possui propriedades que atuam no combate aos radicais livres. A Universidade de Wisconsin(EUA), realizou em estudo que apontou a presença de polifenois no chá, tais componentes são responsáveis pela prevenção de diabetes, artrite, doenças no coração e alguns tipos de câncer.

Combate o cansaço e as dores de cabeça

Justamente na época em que as temperaturas caem o nosso corpo pode sofrer com o enfraquecimento do sistema imunológico. Com isso vêm as gripes, alergias e as dores de cabeça. Neste caso o chá de alecrim com limão  é o indicado, ele trabalha no fortalecimento do sistema imunológico, aliviando as dores e a fadiga.

Produz relaxamento

O consumo do chá diariamente pode diminuir o estresse, por possuir uma quantidade menor de cafeína a bebida torna-se mais estimulante. Diante disso, o chá de camomila é aposta, ele provoca um efeito sedativo diminuindo até a ansiedade.  Além disso, a indicação é para que o consumo seja antes de dormir, pois ajudar a ter uma excelente noite de sono.  

Foto: Reprodução internetChá

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais