Por que temos vontade de esmagar animais e bebês fofos?

Cientificamente, essa reação possui um nome: cute agression (agressão fofa, em português).

Quando vemos algo fofo, como um animal ou bebê, é comum que nossa primeira reação é ter ‘vontade de esmaga-lo’. Só não fazemos por sabermos que é um ato que provavelmente vai machucar o animal ou a criança, pois vamos querer apertar com muita força. Cientificamente, essa reação possui um nome: cute agression (agressão fofa, em português).

Pesquisadores da Universidade Yale, nos EUA, estudaram o motivo que nos leva a ter tal vontade. Os resultados foram publicados na revista Psycological Science e apontam que nós não somos capazes de lidar com sentimentos extremos de euforia, e por isso acontece tal reação. Isso ocorre a partir das emoções que sentimos e também por causa do sistema de recompensas existente em nosso cérebro.

Ao termos contato com a fofura extrema, nossas atividades neuronais e comportamento são afetados e então surge a cute agression. Para nos proteger do pico intenso de emoção que sentimos, o cérebro envia um sentimento oposto, para amenizar o estado de excitação demasiada. Quando mais agressiva for a reação, mais rápido nosso sistema neurológico a neutralizará com algo bom.

Ou seja, a cute agression é uma reação extrema e descontrolada do cérebro, que mistura sentimentos positivos e negativos. Para amenizar isso, o cérebro transforma a agressividade em uma reação onde somos estimulados a cuidar dos animais ou do bebê fofo.

Esse tipo de reação começou a ser estudada em 2012, pelas pesquisadoras Rebecca Dyer e Oriana Aragon. Na ocasião, elas deram um pedaço de plástico bolha para 109 pessoas e em seguida exibiram imagens aleatórias de animais engraçados, neutros ou fofos. Elas esperavam que os animais bonitos fossem resultar em mais bolhas estouradas, mas os participantes ficaram insanos, segundo as autoras do estudo.

Descubra também: Dormir pouco ou dormir demais aumenta o risco de morte

Descubra também: Qual o motivo para gostarmos tanto de chocolate?

Outro estudo realizado com mais pessoas pedia que elas lembrassem de um sentimento bom e em seguida um ruim e descrever o que eles causavam em sua memória. De acordo com as respostas, foi possível perceber que bebês são os que mais despertam a reação cute agression.

Veja abaixo algumas imagens de bebês e animais fofos e tenha vontade você também de esmagá-los:

Foto: Site da Revista ClaudiaOs bebês são os maiores causadores da agression cute.
Os bebês são os maiores causadores da agression cute.
Foto: Reprodução InternetUm filhote de gato é um forte candidato para causar a agression cute.
Um filhote de gato é um forte candidato para causar a agression cute.
Foto: Reprodução InternetE que tal esse filhote de hipopótamo? Nós achamos uma fofura!
E que tal esse filhote de hipopótamo? Nós achamos uma fofura!
Foto: Reprodução Mercado LivreE esse coelho, queremos esmagar, sim ou claro?
E esse coelho, queremos esmagar, sim ou claro?
Foto: Reprodução InternetFilhotes de cachorro também são extremamente fofos.
Filhotes de cachorro também são extremamente fofos.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais