Por que os ovos de galinha possuem cores e tons diferentes?

Os ovos de galinha podem ser brancos, marrons, com tonalidade esverdeada ou até meio cinza.

No mundo todo, encontramos ovos de diferentes cores e tamanhos. Essa imensa variedade possui muitos motivos, sendo o mais comum deles a qual espécie eles pertencem. Porém, mesmo na mesma espécie, ainda podem haver variações, como os ovos de galinha.

Quando o assunto são ovos de galinha, normalmente ouvimos falar que galinhas de granja produzem ovos brancos e os marrons são produzidos por galinhas caipiras. Mas, ainda assim, encontramos alguns mais acinzentados, outros com uma tonalidade puxando para o salmão, entre outros. Nesse caso, de modo geral, o fator determinante é a raça da galinha.

Um estudo publicado na Nature apontou que a cor dos ovos não é apenas uma simples característica, mas tem uma função muito importante. Ela é a responsável por ajudar a manter a temperatura adequada para o desenvolvimento do embrião. Durante a pesquisa, foram analisados ovos de 634 espécies de aves diferentes, de vários locais do mundo.

Existem dois pigmentos que definem a cor que o ovo terá, um mais claro e um mais escuro. É a combinação deles com o nutriente existente na casca que determinará a coloração do ovo.

Com o estudo, foi possível constatar que os pássaros que moram em regiões mais quentes colocam ovos mais claros. Os escuros são de aves de locais mais frios, como as zonas polares, e a cor ajuda a absorver a pouca luz solar que existe nesses lugares. Apesar do clima influenciar, ele não é o único fator.

Para confirmar a teoria, os pesquisadores fizeram uma experiência. Eles colocaram ovos de galinha de diferentes cores em contato com a luz do sol e avaliaram a absorção de luz e temperatura. Os de casca escura esquentaram rapidamente e demoraram para esfriar, enquanto os claros demoraram mais para absorver o calor e resfriaram mais rápido.

De maneira geral, outros fatores que influenciam na cor dos ovos das aves pode ser a camuflagem ou ajudar os pássaros a encontrarem seus ovos, proteção contra raios ultravioleta e características no DNA do animal.

Foto: PixabayOs ovos de galinha são encontrados em diferentes cores.
Os ovos de galinha são encontrados em diferentes cores.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais