Por que os ministros do STF usam capa como super-heróis?

Você já reparou que os juízes do Supremo usam uma capa, parecida com a do batman? Saiba o motivo!

Quando uma criança resolve vestir uma capa, na maioria das vezes pensamos que ela está imitando o batman ou o super-homem.

Mas, além desses super-heróis, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) também usam uma capa, que inclusive, é bem parecida com a dos personagens já citados. Mas, qual o motivo disso? Eles são fãs dos personagens?

O uso da capa pelos ministros é obrigatório e está previsto no artigo 16 do regimento interno do STF. Ela serve para distinguir e realçar a autoridade dos ministros.

Além disso, a capa é considerada um símbolo da imparcialidade e da honestidade.  Para a Revista Super Interessante Roberto Bacellar, diretor da Escola Nacional da Magistratura, ainda disse que a vestimenta é como um escudo contra a corrupção. Ele ainda falou sobre a questão dela representar imparcialidade e honestidade.

“Significa que, se um juiz morrer e for substituído, virá em seu lugar outro igualzinho, com a mesma roupa, e que ele irá julgar do mesmo jeito, com a mesma imparcialidade”, explicou Roberto.

Não existe punição para o não uso da capa, porém, pelo fato de se tratar de ministros do Supremo Tribunal Federal, não espera-se que eles vão descumprir a regra. Tanto que, até hoje, não houve alguém corajoso suficiente para não usar a capa (até porque, fala sério, deve ser divertido pra caramba usar aquela capa igual do Batman!).

O que é o STF?

O Supremo Tribunal Federal (STF) é a mais alta instância do Poder Judiciário brasileiro. É a última instância de julgamento. Ele foi criado logo após a proclamação da república e sua principal função é ser um guardião da Constituição.

O STF é formado por 11 juízes, chamados de ministros. Eles são nomeados pelo Presidente da República e precisam passar pela aprovação do Senado antes de assumirem o cargo.

Foto: Reprodução InternetMinistros STF

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais