Por que os médicos não recomendam que o chiclete seja engolido?

Encontrados em diversas cores, formatos e sabores, eles surgiram no final do século 19 e possuem uma diferença importante para outras guloseimas: os chicletes não podem ser engolidos.

As gomas de mascar se popularizaram no mundo durante a Segunda Guerra Mundial e são um dos doces favoritos das crianças e até mesmo de muitos adultos. Encontrados em diversas cores, formatos e sabores, eles surgiram no final do século 19 e possuem uma diferença importante para outras guloseimas: os chicletes não podem ser engolidos.

Apesar de não representar um risco grande para a saúde, os médicos recomendam que os chicletes não sejam engolidos pois não são digeridos pelo organismo dos seres humanos. Por isso, muitas pessoas acreditam que ele pode causar obstrução no intestino ou levar anos para ser expelido junto com as fezes.

Os chicletes são feitos com açúcar, aromar artificiais e conservantes, que são facilmente digeridos pelo organismo. Porém, eles tem como “base” materiais naturais ou sintéticos, que formam a goma, e é esse ingrediente que não é digerido no estômago.

Quando ela é engolida, a goma de mascar não fica no corpo da pessoa. Ela se move pelo sistema digestivo de forma um pouco mais lenta, e é excretada nas fezes, juntamente com outros alimentos.

Porém, é preciso estar atento quanto ao consumo desse doce pelas crianças. Há alguns casos raros em que crianças tiveram o intestino obstruído por ter engolido uma grande quantia de chicletes de uma só vez. Outro problema, um pouco mais comum, são casos de sufocamento. Crianças de até quatro anos possuem a garganta mais estreita, e o material pode ficar preso, causando bloqueio nas vias aéreas.

Outra recomendação dos médicos é que o doce não seja mascado com o estômago vazio. O motivo é que a mastigação faz com que o corpo produza enzimas gástricas responsáveis pela digestão. Quando nada é levado para o estômago, essa produção se torna desnecessária e pode causar problemas estomacais.

Aprenda também: Como surgiram as balas Fini?

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais