Por que os gatos ficam “chapados” com catnip?

Também chamada de erva do gato, essa planta deixa os gatos agitados e brincalhões.

Os gatos são animais de estimação muito populares e que possuem fama de “independentes”, além de uma personalidade única. Normalmente, são animais preguiçosos, que não gastam sua energia de forma desnecessária. Porém, há um tipo de “maconha” para gato que pode causar reações engraçadas nesses bichanos.

A catnip, conhecida como erva do gato ou maconha para gato, é uma planta que pode deixar esses animais mais ativos, brincalhões e, muitas vezes, resultam em reações engraçadas. Porém, é importante destacar que nem todos sentem esses efeitos, estima-se que cerca de 30% desses animais sejam “imunes” aos efeitos da planta.

Foto: Andrew MarttilaA erva do gato deixa esses felinos ativos e brincalhões.
A erva do gato deixa esses felinos ativos e brincalhões.

Apesar do nome e de deixar esses animais “chapados”, a erva do gato não possui nenhum tipo de familiaridade com a cannabis, planta da maconha. A catnip é cientificamente chamada de Nepeta cataria e pertence à família de temperos, como a menta, hortelã, orégano e o manjericão.

Quando os gatos cheiram essa erva, eles estão introduzindo no organismo um composto chamado nepetelactona, responsável por deixar o bicho agitado. Ela é liberada pela planta quando ela é amassada ou mordida. Isso acontece porque essa substância altera o hipotálamo, responsável por controlar certas emoções desses felinos.

Alguns estudos sobre o assunto apontam ainda que essa molécula atua da mesma forma que a usada para diminuir a dor, porém, nesse caso, ela resulta na euforia do animal.

Descubra: Qual o tecido que os gatos mais gostam de arranhar?

Ao contrário dos efeitos que a maconha causa dos humanos, a erva do gato não é prejudicial para os animais quando usada com moderação. Ela não causa nenhum tipo de vício ou dependência nos felinos, tendo uma reação que, normalmente, dura cerca de 20 minutos. Quando o efeito passa, normalmente esses animais dormem por um bom tempo.

Além dos gatos, outros felinos, como leões e leopardos, também se interessam pela erva e tem seu comportamento afetado por ela. Muitos caçadores usam essa planta como uma isca para atrair esses animais.

Vendida em petshops, a erva do gato pode ser facilmente plantada em casa. Ela pode ser oferecida aos felinos dentro de brinquedos ou até espalhando quantias pela casa.

Veja: Cães e gatos também transpiram?

Foto: Travis Lawton/Getty ImagesO efeito da catnip dura cerca de 20 minutos.
O efeito da catnip dura cerca de 20 minutos.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais