Qual o motivo dos gatos dormirem tanto?

Os gatos dormem de 15 a 20 horas por dia!
Foto: Reprodução internetGato dormindo
Esses animais fofos dormem para repor e economizar energia.

Dorminhocos para nós, os gatos dormem de 15 a 20 horas por dia. Para nós, tempo demais, para eles é o normal. Mas, se você tem um gato, já deve ter observado que essas muitas horas de sono não acontece de maneira contínua. Esse tempo é a soma de todos os muitos cochilos que eles tiram por dia. Esses cochilos, em sua grande maioria, são durante o dia.

Os gatos são animais noturnos, assim como os leões, por exemplo. Seu instinto os leva a dormir durante quase todo o dia, e a noite, passarem a noite em busca de uma preza para caçar. Apesar de domesticados, os gatos ainda mantém suas origens de caçadores, que podem ser notados até mesmo quando estão brincando. A maneira como tentam pegar os brinquedos, ou quando pulam, de surpresa, em cima de um “alvo fácil”. Com essas brincadeiras e “caças”, os gatos se cansam muito, e por isso necessitam dos cochilos para reporem suas energias.

Dormir, além de repor as energias gastas, é uma maneira de economizar energia para uma eventual caça futura. O sono do gato é alternado entre sonos leves (cerca de 70% do tempo) com períodos de sonos bastante profundos.

Outro fator que pode influenciar no sono desses felinos, é o clima. Como nós, em um dia frio e chuvoso, eles concordam que nada pode ser melhor do que um bom lugar quentinho e confortável para dormir.

Os gatos possuem a capacidade de ajustar seu sono aos hábitos dos donos, para que ele possa ficar mais tempo com a companhia de seu amigo homem. Outra razão pela qual ele pode ajustar suas sonecas é para os horários da alimentação. Quando acostumado a comer sempre no mesmo horário, os gatos mudam sua rotina de sono e se programam para dormir nos horários em que sua comida ainda está guardada no armário. Nesse caso, é possível saber que um gato caseiro, dorme muito mais que um gato solto, pois não precisa se preocupar com sua alimentação.

Apesar de dorminhocos, esses animais tem a capacidade de se manterem em estado de atenção durante o sono, e ao menor sinal de perigo, eles acordam rapidamente para buscarem um local seguro e longe de qualquer ameaça.

Mesmo com um comportamento bastante variado, dependendo de idade, raça, temperamento e até mesmo sua saúde, o fato é que, para os gatos, passar seus dias dormindo é algo perfeitamente normal.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais