Por que os galos cantam antes do amanhecer?

O canto é uma forma dos animais marcarem território.

Se você mora em uma área rural, ou já visitou, provavelmente você já foi acordado pelo “co-co-ri-có” de um galo. Todas as manhãs, antes do sol nascer, o galo canta. É praticamente um despertador. Porém, o amanhecer não é o único horário em que eles cantam. É possível ouvi-los várias vezes ao longo do dia.

Mas, qual o motivo desse animal cantar todos os dias antes do amanhecer? Com um dia inteiro para colocar a voz pra funcionar, por que o horário da manhã é “sagrado” para eles? Alguns cientistas da Universidade de Nagoya foram em busca da resposta.

Segundo pesquisas, existem diversos fatores que influenciam para que os galos cantem de manhã. Um deles, é que eles reagem a estímulos externos, como som, luz e ambiente.

Quando está em um ambiente com barulho alto e mudanças de luz, os galos se sentem ameaçados e tendem a cantar alto, buscando mostrar que mandam no local. É por isso que eles cantam diversas vezes ao longo dos dias, pois uma ameaça não aparece exclusivamente no período da manhã.

De acordo com o estudo, o fato de eles cantarem ao amanhecer é para marcar território. Assim, eles já mostram logo no início do dia quem domina aquela área. Segundo Takashi Yoshimura, professor responsável por dirigir a pesquisa, a iluminação do local não é o fator determinante para o canto matinal, mas sim a questão da hierarquia natural existente entre os animais.

Foto: Reprodução internetGalo

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais