Por que os flamingos são cor-de-rosa?

Confira qual o motivos dessas aves terem essa coloração tão diferenciada.

Uma das coisas mais surpreendentes da natureza é a cor dos animais. A cor dos peixes e das aves, em especial, são as que mais chamam a atenção. Deparamos-nos com um verdadeiro arco-íris quando se trata dos bichos existentes em nosso planeta.

A coloração das penas das aves costuma ser incrível, tendo combinações que mais parecem uma obra de arte, mas, nesse caso, feitas pela natureza.

Porém, no caso dos flamingos, acontece algo diferente. Originalmente, os flamingos nascem com as penas na cor branca ou cinza. Mas, a fama dessa ave é justamente suas penas em tom rosa. A transformação na cor das penas acontece por um fator: a alimentação.

Foto: Reprodução InternetFlamingos
 

Nessa espécie de ave, as penas ficam com a coloração rosa e avermelhada por causa das algas e invertebrados que servem de alimentação para os flamingos. Eles possuem pigmentos que causam essa transformação.

As algas são carregadas de betacaroteno, substância química com pigmentação laranja-avermelhado. Já os invertebrados possuem carotenoides, que possuem um pigmento semelhante. Se, algum dia, eles pararem de ingerir esses alimentos, as penas irão nascer em tons pálidos novamente.

Os níveis de carotenoides nos alimentos variam dependendo da região. Os flamingos americanos tem tons mais avermelhados e alaranjados, enquanto os que frequentam o Rio Nakuru, no Quênia, normalmente, tem penas em tom rosa pálido.

Foto: Reprodução InternetFlamingos
 

Características da espécie

Os flamingos são aves pernaltas, com bico encurvado (ideais para sua alimentação em lagos de águas rasas) e metem entre 90 centímetros e 1,5 metros. O tempo médio de vida da espécie é de 40 anos.

São aves gregárias, que vivem em grandes bandos. Possui ótimo equilíbrio, geralmente, se apoiando em uma perna só, o que serve para controlar a temperatura corporal.

Foto: Reprodução internetFlamingos
 

Durante toda a vida, os flamingos se acasalam com o mesmo indivíduo, sendo uma das espécies mais monogâmicas de animais. Durante o período de incubação, tanto os machos quanto as fêmeas cuidam dos ovos.

No Brasil, a ave está ameaçada de extinção, devido à cultura do arroz e a caça predatória. Em todo o país, somente no Amapá podemos encontrar alguns indivíduos da espécie. Ela é a ave mais alta existente na fauna brasileira.

Foto: Reprodução internetFlamingos

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais