Por que os corais estão ficando brancos?

Quanto mais colorido um coral é, mais saudável esse ecossistema está.

A principal característica dos recifes de corais são suas cores. É uma beleza única e encantadora. Praticamente um arco-íris embaixo d’agua, cheio de vida.

Os recifes de corais são ecossistemas com uma variedade incrível de espécies marinhas. São formados principalmente por pólipos. Por ser um ecossistema muito frágil, os corais tem sofrido com o aquecimento global, preocupando biólogos pelo mundo. Nos últimos anos, uma quantia significativa de corais tem embranquecido. O problema é muito mais sério do que simplesmente perder o colorido que torna os recifes lugares belíssimos.

O que torna o coral colorido é um tipo de alga do gênero Symbiodinium e a simbiose. Essas algas moram nas cavidades existentes no exoesqueleto do coral. Elas se abrigam nesses poros, pois eles facilitam que elas realizem a fotossíntese. Em compensação, elas transmitem energia para os corais, que os ajuda a sobreviver.

Foto: Reprodução InternetCorais
 

Com a temperatura da água aumentando, essas algas produzem substâncias químicas que são totalmente tóxicas para os corais. Para se defender, os corais precisam expulsar essas algas de sua estrutura. Com isso, o coral perde sua principal fonte de cor e alimento. Quando o coral não consegue se recuperar do branqueamento, ele morre.

Pesquisadores acompanharam por alguns meses partes dos corais e revelaram que no ano de 2016, cerca de 35% dos corais existentes na Grande Barreira de Corais da Austrália morreram por conta do branqueamento em grande escala. Segundo eles, se as condições climáticas ajudarem, a recuperação desses corais por completo levará cerca de 10 anos. Porém, se o aquecimento global não for controlado, é provável que eles morram por completo.

Foto: Reprodução InternetCorais

 

O branqueamento dos corais já destruiu grande parte desse ecossistema. Sem os corais, toda a vida marinha é afetada. Inúmeras espécies marinhas dependem dos corais para sobreviver, desde espécies pequenas (que dependem diretamente dos corais) até espécies grandes (que dependem indiretamente, se alimentando das espécies menores). Consequentemente, todo o planeta é afetado, considerando que os recifes de corais são um dos ecossistemas mais importantes do planeta.

Para saber mais sobre os corais, clique aqui.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais