Por que os bebês babam tanto?

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a saliva produzida pelos bebês não possui relação com o nascimento dos dentes

Todos nós já tivemos nossa fase “babões” quando éramos crianças. Pode parecer meio nojento pensar nisso, mas todos já tivemos uma aguinha escorrendo pelo canto da boca e molhamos alguém com ela. E, atualmente, essa baba ainda é motivo para um verdadeiro “desfile de moda de babadores”. E por acaso você sabe qual o motivo dos bebês babarem tanto?

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a saliva produzida pelos bebês não possui relação com o nascimento dos dentes. A baba acontece pois eles não possuem coordenação como os adultos para engolir esse líquido produzido na boca, e ele acaba escorrendo de forma acidental.

Segundo a Revista Crescer, a salivação começa a ser excessiva a partir dos três meses de vida, em um processo chamado sialorréia (essa condição também afeta pessoas com problemas mentais, por exemplo). Até os dois meses, as glândulas da criança ainda não estão desenvolvidas, por isso a quantia de saliva é mínima.

Foto: Site Sou MamãeOs bebês babam pois produzem saliva em excesso durante alguns meses de sua vida.
Os bebês babam pois produzem saliva em excesso durante alguns meses de sua vida.

Esse período acontece por causa do desenvolvimento neurológico e bucal da criança, além do amadurecimento glandular. A “babação” melhora quando o bebê atinge a idade de aproximadamente dois anos, pois é quando o indivíduo já consegue engolir a saliva com facilidade e até mesmo automaticamente, assim como os adultos.

Mesmo que ninguém goste de ficar encharcado de baba, o Dr. Curioso precisa destacar que a saliva que vemos escorrendo da boca dos bebês não deveria ser considerada tão nojenta assim. Em geral, a saliva produzida pelos pequeninos não possui cheiro, cor e também é “limpinha”. Então, se uma criança babar em você, não precisa fazer escândalo, ok?!

Atenção mamães!

Apesar da salivação não ter ligação direta com o nascimento dos dentes, essa e situações como aftas, resfriados e refluxos gastroesofágicos podem fazer com que a boca dos bebês produza mais água. Se desconfiar que algo não está certo, procure um pediatra.

Veja também: Coisas que você não deve fazer ao visitar um recém-nascido

Veja também: Como o leite materno é produzido?

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais