Por que o tamanho da Lua está diminuindo?

De acordo com a Nasa, o satélite da Terra perdeu 50 metros de diâmetro.

Localizada a uma distância de 284.405 quilômetros da Terra, a Lua é o único satélite natural de nosso planeta. Grande o suficiente para ser vista a olho nu, esse astro sem luz própria está sofrendo alterações em seu tamanho e tem diminuído ao longo de milhares de anos, segundo um estudo divulgado pela Nasa (National Aeronautics and Space Administration) no dia 13 de maio de 2019.

De acordo com a agência espacial dos EUA, o satélite perdeu cerca de 50 metros em seu diâmetro nas últimas centenas de milhões de anos. O motivo são terremotos – chamados de Moonquakes – que estão ocorrendo na superfície Lua, devido a falhas de pressão. Esses tremores tem sido causados à medida que o interior da Lua vai esfriando.

A descoberta aconteceu após uma análise em mais de 12 mil fotos da Lua, feitas pela espaçonave LRO (Lunar Reconnaissance Orbiter), que revelaram trincheiras e colinas, que apareceram a partir da perda de calor e encolhimento do astro. Os sismógrafos colocados na Lua durante a Missão Apollo também contribuíram com o estudo. Foi possível identificar que pelo menos oito tremores dos 28 registrados ocorreram a aproximadamente 30 km das falhas encontradas na superfície lunar.

Com a compressão da superfície, causada justamente pelos terremotos, a Lua tem encolhido. Outra descoberta com o estudo é de que o satélite ainda possui atividades tectônicas ativas. Pesquisas anteriores haviam apontado que a Lua havia parado de se contrair há cerca de 1,2 bilhão de anos atrás, algo que agora é questionado, visto que os tremores ainda estão acontecendo.

"Nossa análise dá a primeira evidência de que essas falhas ainda estão ativas e provavelmente produzindo 'moonquakes' hoje, à medida que a Lua continua a esfriar e encolher gradualmente", diz o cientista. "Alguns desses terremotos podem ser bastante fortes, em torno de cinco na escala Richter."– explicou Tomas Watters.

Veja também: Qual a diferença entre asteroides, meteoros, meteoritos e cometas?

Veja também: Por que não vemos e sentimos a Terra girar?

Foto: Reprodução InternetA Lua é o único satélite natural da Terra e não possui luz própria.
A Lua é o único satélite natural da Terra e não possui luz própria. Segundo a Nasa, o astro está encolhendo ao longo de milhares de anos.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais