Por que o sol deixa a pele bronzeada?

Na maioria das pessoas, a pele fica vermelha e posteriormente, vai ficando bronzeada. Isso acontece devido a melanina existente em nosso corpo.

Sempre que nossa pele fica exposta ao sol, os raios solares vão a “queimando”. Na maioria das pessoas, a pele fica vermelha e posteriormente, vai ficando bronzeada. Isso acontece devido a melanina existente em nosso corpo. Mas, qual o motivo de nosso organismo reagir dessa forma aos raios do sol?

O motivo é simples: para proteger a pele contra a radiação ultravioleta. A longo prazo, essa radiação pode causar sérios problemas a pele, como queimaduras graves e até mesmo câncer.

A exposição ao sol faz nossos melanócitos produzirem melanina, um pigmento que escurece através da oxidação. Quando ficamos expostos ao sol, a melanina vai para a superfície da pele, para formar a proteção contra os raios ultravioleta. Isso acontece porque o pigmento absorve a radiação, impedindo que ela penetre nas camadas mais profundas da pele.

Os raios ultravioleta emitidos pelo sol podem ser divididos em três tipos: A/UVA,  B/UVB  e C/UVC. O primeiro tipo de raios não é absorvido pela atmosfera terrestre. Os raios B ou UVB são absorvidos pela camada de ozônio, porém, por causa da diminuição dessa camada, essa radiação tem conseguido chegar até a Terra. O último tipo existente é totalmente absorvido pela atmosfera de nosso planeta.

Após cerca de 30 a 90 dias, o bronzeado que nossa pele adquiriu, vai deixando de existir (o que muitas pessoas consideram uma pena, inclusive a jornalista que vos escreve). O motivo disso é que as células da nossa pele são renovadas constantemente. Para manter o bronzeado, é necessário que a exposição da nossa pele ao sol seja feita de maneira contínua.

ATENÇÃO!

Apesar de muitas pessoas acharem o bronzeado algo lindo, é preciso tomar alguns cuidados para evitar que a pele seja prejudicada em nome da beleza! Os cuidados com a pele são muitos, mas dois são os mais importantes para uma pele saudável:

- Use sempre protetor solar, mesmo que você não vá a praia ou a piscina. O uso diário do protetor ajuda a prevenir câncer de pele e outras doenças.

- Evite exposição ao sol entre às 10h e às 16h, pois nesse período é onde o sol está mais próximo da Terra e consequentemente, quando os raios ultravioleta chegam ao planeta com maior intensidade.

Foto: Reprodução Internetbronzeado

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais