Por que o sal ajuda a derreter o gelo?

Apesar do sal não ser algo quente, isso acontece por causa de uma reação química.

Você já deve ter feito alguma experiência desse tipo, ou pelo menos ouvido falar que o gelo derrete quando entra em contato com o sal. Apesar do sal não ser algo quente, isso acontece por causa de uma reação química.

Quando a água está em estado líquido, as moléculas existentes nela permanecem constantemente em movimento. Quando a temperatura atinge os 0ºC, parte delas se transformam em cristais congelados, sendo paralisadas. A outra parte, permanece em sua forma líquida.

Por causa da composição que forma essa molécula (dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio), elas geram um campo elétrico. Já o sal, é formado por átomos de sódio e cloro interligados e não possui uma carga elétrica.

Por que não podemos voltar no tempo? Como isso destruirá o universo?

Quando o sal é colocado sobre o gelo, uma reação imediata faz com que o campo elétrico das moléculas de água afete as de sal, causando uma separação entre o sódio e o cloro. Quando acontece essa divisão, os átomos liberados ficam carregados de energia, sendo chamados de íons.

Foto: Reprodução InternetO sal derrete o gelo porque seus íons atraem as moléculas de água no estado líquido.
O sal derrete o gelo porque seus íons atraem as moléculas de água no estado líquido.

Os íons são atraídos pelas moléculas de água que ainda estão em estado líquido, formando um grupo entorno desses íons de sódio e cloro.

Como as moléculas de água estão constantemente trocando do estado líquido para o sólido e vice-versa, as moléculas líquidas vão sendo atraídas pelos íons conforme vão deixando o estado sólido. Com isso, em poucos minutos, não restará mais moléculas congeladas.

Esse processo todo acontece de forma muito rápida. Por isso, países onde acontecem grandes acúmulos de gelo por causa da neve, usam o sal para fazer a retirada desse material de ruas e locais públicos.

O fato do sal causar o derretimento do gelo também explica porque o oceano não congela em regiões como a Antártida e o Ártico. Apesar de existirem grandes geleiras nesses locais, a água do mar não congela em sua totalidade. Porém, as baixas temperaturas (muitas vezes, abaixo dos -40ºC), possibilita que parte dela se transforme em grandes blocos de gelo.

Descubra também: O que acontece quando colocamos água quente no fermento?

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais