Por que o ouro é tão valioso?

Esse metal possui algumas qualidades que o fazem ser diferenciado.

O ouro é uma das coisas mais valiosas do mundo. Muito cobiçado em todo o Planeta, esse metal possui algumas qualidades que fazem com que ele seja tão valoroso. Não é difícil encontrarmos utilidades para o ouro, visto que com ele podem ser fabricadas coisas como moedas, joias, sendo utilizado até mesmo como matéria prima para alguns eletrônicos.

Como qualquer outra coisa que vale muito, essa preciosidade tem motivos para ter esse status todo. No caso do ouro, os motivos são muitos. O primeiro dele é que esse metal é raro e não pode ser fabricado, precisando ser extraído da natureza.

Outro fato que faz com que ele seja muito cobiçado é porque ele é o metal mais maleável. Ele também é extremamente resistente, não sofrendo corrosões nem quando entra em contato com substâncias ácidas. Sua aparência também é mais uma qualidade, visto que por sua beleza e brilho é utilizado na fabricação de joias, brincos, anéis, entre outros ornamentos.

Ao contrário dos outros metais, o ouro não sofre alterações quando está em contato com a umidade e outros agentes químicos. Esse é um dos motivos para ele ser tão utilizado por joalherias e também para a fabricação de algumas moedas.

Foto: Reprodução InternetOuro

A importância do ouro é algo reconhecido desde a antiguidade, sendo o material favorito de reis e grandes personagens históricos. Não é raro que historiadores encontrem esqueletos cobertos de ornamentos de ouros. 

Outra forma de notarmos o valor do ouro, é através do esporte. Sempre que uma competição acontece, o primeiro lugar é premiado com uma medalha na cor dourada, representando o ouro, ou em caso de competições mundiais, até sendo fabricada de ouro de verdade.

Ouro branco

Você já deve ter ouvido falar que existem joias fabricadas de ouro branco. Esse tipo de ouro perde a coloração dourada, pois surge a partir de uma liga formada por ouro e outros metais brancos, como por exemplo, a prata, o paládio e o níquel.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais