Por que o milho estoura e vira pipoca?

Nem todos os tipos de milho podem se transformar em pipoca. Para fazer essa gostosura é preciso comprar a espécie correta.
Foto: FotoliaO milho de pipoca estoura por causa de sua composição interna e da exposição ao calor.
O milho de pipoca estoura por causa de sua composição interna e da exposição ao calor.

A pipoca é um dos alimentos que constantemente está presente na vida das pessoas. Um bom filme normalmente está acompanhado de um balde de pipocas. Elas também são indispensáveis durante as festas juninas e outras festas típicas. Seja ela doce, salgada, com caramelo ou corante, não há quem resista a essa delícia! Mas, você sabe por que o milho vira pipoca? A resposta é a composição do grão.

Primeiro, é importante destacar que não são todos os tipos de milho que se transformam em pipocas. O milho verde, por exemplo, mesmo quando já está seco, não vai estourar se for exposto ao calor. Já o de pipoca, que pertence a espécie Zea mays everta,possui algumas características que permitem tal transformação.

O milho de pipoca possui mais água do que o milho comum (entre 12 e 16%) e também tem uma casca mais resistente e dura. Quando esse tipo de grão é exposto a uma temperatura acima de 170ºC, essa água presente no interior dele se torna vapor, que então pressiona a casca, até que ele estoure.

Quando o amido encontrado dentro do milho entra em contato com o ar, ele se solidifica e ganha a textura de uma espuma branca. A água vaporizada também contribui para esse processo, por resfriar o amido rapidamente. Antes de se transformar em pipoca, essa substância amolece enquanto está sendo aquecida, tornando a casca menos resistente.

Para que o milho de pipoca esteja ideal para ser estourado, ele precisa secar por alguns dias após ser retirado da espiga. Isso é necessário pois, a espiga contém grande quantia de água, e esse excesso impede que a transformação aconteça de forma eficiente. Durante esse período, ele perde de 10% a 15% de seu peso. Da mesma forma, se o grão estiver seco demais ou com alguma rachadura na casca, ele permanecerá na forma de milho.

Outra informação que merece destaque é que os milhos de pipoca são encontrados em diversas variações. Existem grãos cultivados apenas para serem estourados no micro-ondas, outros minimamente processados são ideais para serem preparados em máquinas pipoqueiras automáticas. Também é possível encontrar diferentes colorações dos grãos, porém, após estourada, o interior deles será sempre branco ou amarelado.

Veja também: 10 curiosidades sobre a pipoca

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais