Por que o Japão quer caçar baleias?

As autoridades argumentam que a prática de caçá-las é algo que existe há séculos, antes mesmo dela se tornar crescente após a Segunda Guerra Mundial, e por isso deve ser preservada.

A preservação do meio ambiente é um dos assuntos mais debatidos atualmente pelos governos de diversos países. Novas medidas que visam proteger a fauna e a flora surgem a cada dia e recebem cada vez mais apoio. Porém, uma prática proibida há cerca de 30 anos está sendo retomada pelo Japão: a caça de baleias, um dos maiores animais marinhos do mundo.

O motivo é poder explorar o animal para fins comerciais, visto que sua carne é culturalmente muito apreciada na culinária japonesa. Um dos produtos mais populares feitos a partir do animal é o bacon de baleia. As autoridades argumentam que a prática de caçá-las é algo que existe há séculos, antes mesmo dela se tornar crescente após a Segunda Guerra Mundial, e por isso deve ser preservada.

Para voltar a realizar a caça desse mamífero, o governo japonês deixou de fazer parte da IWC (Comissão Baleeira Internacional), organização que proibiu a exploração da atividade em 1986. O objetivo era recuperar diversas espécies que estavam praticamente extintas devido à caça predatória. Após o acordo, o país continuou a capturar algumas baleias para fins científicos.

Foto: IstoÉO governo japonês afirma que caçar baleias faz parte da cultura do país.
O governo japonês afirma que caçar baleias faz parte da cultura do país.

Por causa dos animais caçados para serem estudados, a carne de baleia nunca deixou de ser comercializada. A venda dessa carne era uma forma de não “desperdiçar os animais”.

A estimativa é que, enquanto participava do acordo, o país capturava entre 200 e 1.200 animais, com a justificativa que estaria investigando se eles estavam ameaçados ou não. Essa caça acontecia no Hemisfério Sul, na região da Antártida. Cientistas e organizações afirmam que o programa de pesquisa japonesa era desnecessário e servia como disfarce para a caça.

De acordo com o governo do Japão, atualmente o número de baleias é o suficiente para que elas sejam caçadas de forma sustentável, e por isso a retomada da atividade. O país só poderá capturar esses mamíferos nas águas territoriais e zona econômica exclusiva da nação.

Veja também: Curiosidades sobre a baleia jubarte

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais