Por que o dia do veterinário é comemorado em 09 de setembro?

Saiba qual o motivo da data ser comemorada hoje.

Hoje, dia 09 de setembro, é Dia do Médico Veterinário. Eles são os responsáveis por cuidarem da saúde de nossos animais de estimação. Graças a esses profissionais, muitos animais são salvos e vivem de maneira saudável e feliz. Além disso, eles ainda evitam que os animais passem doenças para nós, homens e mulheres.

Foto: Reprodução Internetmedicina veterinaria
 

E qual o motivo da data escolhida para celebrar essa nobre profissão ser justamente o dia de hoje?

A resposta é que, exatamente no dia 09 de setembro de 1933, o então presidente do Brasil, Getúlio Vargas, assinava um decreto regulamentando a profissão no país. É o Decreto Lei nº 23.133. Apesar da profissão só ter sido oficializada nesse ano, os cursos de medicina veterinária já existem em nosso país desde 1910. A partir de 1940, o diploma passou a ser exigido para que os profissionais pudessem exercer a atividade.

A medicina veterinária já existe há muitos anos, desde 2.000 a.C., tendo surgido na Babilônia e no Egito. Desde aquela época, já existia o conhecimento de que os animais precisavam de cuidados, assim como os humanos.

O estabelecimento da veterinária segundo critérios científicos é atribuído ao hipólogo francês Claude Bougerlat, com a criação da Escola de Medicina Veterinária de Lyon, na França, no ano de 1761. Na Europa, a profissão teve seus primeiros registros na Grécia, no século VI a.C.

Área de atuação

Um veterinário pode trabalhar em clínica e cirurgia de animais, sejam eles domésticos, silvestres ou de rebanhos, pode trabalhar em indústrias de produtos para animais, acompanhando a produção de alimentos, medicamentos, etc. Também é possível exercer a profissão no manejo e conservação de espécies, junto a cativeiros e reservas naturais.

Foto: Reprodução Internetmedicina veterinaria
 

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais