Por que o céu é azul?

Céu azul é sinônimo de dia bonito, não é mesmo?! Descubra o motivo do céu possuir essa coloração e não ser uma imensidão de cores como é seu tamanho.

Um dia de céu azul é com certeza é uma das coisas que desejamos todas as manhãs. A beleza do céu sem nuvens é incontestável.

Você provavelmente algum dia em sua vida já se perguntou qual o motivo do céu ser azul, quando é visto da Terra. Pode parecer uma pergunta boba, mas a resposta é científica.

Um prisma tem a função de dividir a luz em sete cores, formando um arco-íris. A atmosfera faz o papel de um prisma quando os raios solares colidem, diariamente, com as moléculas de ar, água e poeira. Eles são os responsáveis pela dispersão do comprimento da luz azul.

Para vermos cor em um objeto, é necessário que ele reflita ou disperse o comprimento de onda da luz de uma determinada cor. As moléculas que estão presentes na atmosfera são minúsculas, e por causa de seu tamanho, elas difundem melhor ondas com os menores comprimentos, como o azul e violeta.

Durante o dia, a luz azul é dispersa cerca de dez vezes mais que a luz vermelha, que é a luz de maior comprimento. A frequência da luz azul é próxima da frequência de ressonância dos átomos, o oposto da luz vermelha. A luz azul movimenta os elétrons existentes nas camadas atômicas da molécula com maior facilidade. Por isso, a luz azul é reemitida em todas as direções.

No espaço, onde não existe atmosfera e apenas o vácuo, os raios solares não podem ser dispersos, por isso os astronautas veem o céu sempre escuro, como se fosse noite durante o tempo todo.

Foto: Reprodução InternetCéu Azul

Céu vermelho

Durante o pôr-do-sol, é normal vermos o céu em cores vermelhas, rosa e laranja, e pouco azul. Isso acontece porque quando o sol está no horizonte, a luz precisa fazer um caminho maior para chegar a atmosfera, sendo pouco refletida. A luz vermelha, que é apenas transmitida, chega aos nossos olhos mais facilmente. Quando existe poeira ou fumaça no ar, as cores do vermelho e laranja costumam ser mais intensas e vivas, pois as partículas de poeira são maiores que as demais presentes na atmosfera.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais