Por que o cabelo humano é um problema para os pombos?

Um estudo apontou que pombos que vivem em regiões com muitos salões de beleza são os que mais sofrem amputações.

Os pombos são os animais que mais sofrem com mutilações nas patas. Não é raro vermos alguns deles sem um dedo, ou até mesmo sem a pata toda. O que poucas pessoas sabem é o motivo desses acidentes acontecerem com esses animais. A maior parte dos casos tem relação com os salões de beleza.

Um estudo feito pelo pesquisador francês Frédéric Jiguet apontou que pombos que vivem em regiões com muitos salões de beleza são os que mais sofrem amputações. O motivo é o cabelo espalhado pela rua.

A pesquisa foi feita em Paris e surgiu depois que Karine Princé, coautora do estudo, teve um filho. Ela pode observar que, quando saia pelas ruas com o carrinho de bebê, constantemente as rodas travavam devido a quantia de cabelo humano que enroscava nas rodas.

Apesar do cuidado que os salões possuem com a limpeza dos estabelecimentos, é impossível recolher todos os fios. Além dos cabelos resultantes dos salões, a população também ajuda a espalhá-los ao andar pela rua.

Como os pombos são aves que costumam andar pelo chão em busca de comida, eles estão frequentemente em contato com esses cabelos. E, ao ter um fio enroscado no pé, esses animais tentam retirá-lo, o problema é que, na grande maioria das vezes, o fio se prende ainda mais.

Veja também: Por que as pessoas não veem os filhotes de pombos?

Em muitos casos, o cabelo preso nos pés vai ficando mais apertado com o andar dos animais. Com isso, a circulação sanguínea é cortada, resultando em uma necrose ou morte dos tecidos e, consequentemente, na amputação do membro.

Para o pesquisador Jiguet, o pior lugar para esses animais é nas feiras de alimentos. Por causa das muitas migalhas, os pombos costumam frequentá-las em busca de comida, porém o local também tem muitos fios de cabelo.

O estudo ainda apontou uma possível solução para evitar as amputações. Para ele, criar espaços verdes é uma boa saída. Em parques, os pombos costumam andar na grama, um local onde a presença de fios de cabelo não é tão comum.

Foto: Reprodução Internetpombos
Os pombos sofrem amputações nos pés e dedos por causa do cabelo humano.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais