Por que o avião camuflado é verde, se o céu é azul?

Tudo que é usado por militares, precisa manter o objetivo de não serem percebidos pelo inimigo. Um avião camuflado de verde no céu azul chama atenção. Veja a lógica da camuflagem verde.

Na grande maioria das vezes, quando um Exército, independente do país que ele pertença, usa algo camuflado, essa camuflagem é na cor verde. Quando pensamos no por que do verde, logo remetemos ao fato de que os militares precisam se camuflar nos campos e matas. Mas, independente do local onde eles estão, a camuflagem é sempre a mesma: na cor verde. Porém, existem algumas exceções, onde a camuflagem ganha tons em marrom ou outras cores, dependendo da função que a aeronave tiver.

E quando o assunto são aviões camuflados? A camuflagem continua a ser na cor verde. Mas, qual o motivo, se o céu é azul? Os aviões comerciais, brancos, já são bastante perceptíveis no céu, e quando se trata de um avião verde, a percepção é muito maior.

Apesar de parecer sem lógica e até mesmo irracional, existe um motivo para que os aviões camuflados não sejam azul. Os aviões são camuflados verde por causa da posição que o inimigo vê eles. Essas aeronaves foram criadas para serem vistas de cima para baixo, e não debaixo para cima, como normalmente enxergamos os aviões no céu. Como a cor predominante do solo é verde, o avião é verde.

Foto: Reprodução InternetAvião camuflado

Essas aeronaves são utilizadas para ataques ao solo ou para servirem de suporte para tropas, por isso voam próximas ao chão. O inimigo, quando estiver no ar, estará sempre acima das aeronaves camufladas. Quando ele olhar para o chão, será mais difícil identifica-la, pois ela terá cores semelhantes a vegetação e ao solo.

Hoje em dia, com toda tecnologia existente, os aviões são facilmente detectados, mesmo sem serem vistos. A camuflagem perdeu o sentido, pois os aviões são detectados através do sinal de comunicação que emitem.

Outras cores

Alguns aviões já foram camuflados em outras cores, além do verde. No período da Primeira Guerra Mundial, existiam aviões marrons, pois na maioria das vezes, eles eram atacados quando estavam estacionados no solo, em campos de terra batida.

Durante a Segunda Guerra Mundial, existiam aeronaves embarcadas, que operavam a partir de um porta-aviões. Ela tentava simular a cor do céu e do mar, portanto, era azul. Também eram usados aviões para a noite, que eram da cor mais escura possível. A camuflagem era semelhante aos modernos F117 Nighthawk.

Desde a década de 70, existe também o avião rajado, com cor adaptada ao seu ambiente. Pode ser verde, como os aviões que conhecemos, cor de areia para operações no deserto, verde e marrom para serem usados na selva e aviões que eram azuis na parte inferior, para evitarem serem vistos no céu.

Foto: Reprodução InternetAvião camuflado

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais