Por que não vemos e sentimos a Terra girar?

Nosso planeta nem parece que está o tempo todo em rotação, certo? Descubra por que temos a impressão de ele estar sempre parado, apesar de sabermos que o movimento é constante.

O nosso planeta, assim como os demais do Sistema Solar, está em uma rotação constante. A Terra gira a uma velocidade altíssima de 1.675 km/h. É graças ao fato dela girar, que temos o dia e a noite. Já imaginou como seria horrível se a Terra não girasse e vivêssemos sempre sob a luz do sol, ou com a escuridão pela falta do sol?! Provavelmente, nem seria possível viver se as condições fossem uma dessas citadas.

E junto com nosso planeta, tudo que existe nele também gira, de maneira que não conseguimos perceber facilmente. Para ver a Terra se movendo, seria necessário pegar algum ponto de referência e observar atentamente (muito atentamente!). Outra forma de perceber a rotação terrestre é através de um time-lapse do céu noturno, por exemplo.

O motivo de não percebermos o movimento de rotação da Terra é bem simples: nós giramos com ela, exatamente na mesma velocidade. Na verdade, toda a galáxia está em constante rotação, tudo sempre na mesma velocidade.

Diariamente, a rotação do planeta diminui um pouco, o que faz com que a Terra demore, todos os dias, dois milésimos de segundo a mais para dar uma volta completa ao redor do sol.

As correntes marinhas e o clima são diretamente influenciados pelo giro da Terra. Por causa da Força inercial de Coriolis as massas de ar se movem através de uma trajetória curva. Esse é um dos fatores que contribui para o surgimento de furacões, ciclones e tempestades.

Confira também: O que aconteceria se a Terra parasse de girar?

Foto: Reprodução InternetPlaneta Terra

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais