Por que não se pode afundar nos Fervedouros do Jalapão?

No Jalapão, ocorre o fenômeno da ressurgência e por isso, tudo que entra na água, boia.

O Tocantins tem belezas únicas, que encantam os turistas, sejam eles brasileiros ou estrangeiros. Um desses lugares fica no Parque Estadual do Jalapão, que fica há cerca de 160 km de Palmas. São os fervedouros.

Esses fervedouros são nascentes de rios subterrâneos, em lagos e riachos, de águas limpas e transparentes. Nesses locais, não é possível afundar. Sim, assim como no Mar Morto, nos fervedouros do Jalapão, boiar é uma regra que todos seguem, querendo ou não. Apesar da semelhança, os fenômenos que acontecem nos dois locais citados são diferentes.

Foto: Reprodução InternetFervedouros do Jalapao
 

O nome desse fenômeno que acontece no Jalapão se chama ressurgência. Esse fenômeno raro acontece porque, no centro do fervedouro, existe uma concentração azul transparente de onde brotam areias claras constantemente. Ela causa uma pressão na água, aumentando sua densidade e fazendo com que, tudo que entre no local, boie.

Foto: Reprodução InternetFervedouros do Jalapao
 

Ao todo, existem 122 fervedouros catalogados no Jalapão, mas nem todos são abertos ao público. Os locais que é possível conhecer e entrar na água são:

- Fervedouro do Alecrim;
- Fervedouro Bela Vista;
- Fervedouro Buritis;
- Fervedouro Buritizinho;
- Fervedouro do Ceiça;
- Fervedouro Encontro dos Rios;
- Fervedouro do Korubo (somente para clientes);
- Fervedouro do Piquizeiro;
- Fervedouro do Rio do Sono;
- Fervedouro do Salto.

Foto: Reprodução InternetFervedouros do Jalapao
 

Os fervedouros são cercados de muita natureza. A vegetação ao redor deles é vasta, com vários tipos de árvores, como por exemplo, bananeiras. Muitos desses fervedouros ficam localizados em propriedades particulares e é necessário pagar para visita-los e o tempo de visita é estipulado. Outros são públicos e podem ser visitados de grátis.

No Jalapão é possível fazer outros passeios, além dos fervedouros. É possível (e indicado) conhecer as cachoeiras locais, o Morro Vermelho, a Pedra Furada, as dunas do Jalapão, entre outros locais. Todos são encantadores e conquistam o coração dos visitantes.

Veja também: Cinco lugares para conhecer em Niterói

Veja também: O que é o Circuito das Águas, em SP?

Foto: Reprodução InternetFervedouros do Jalapao

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais