Por que não podemos descartar o lixo do planeta nos vulcões?

Se uma cidade pode ser facilmente destruída pelas lavas, o lixo desapareceria de forma mais rápida ainda.
Foto: Reprodução InternetVulcão

Um dos maiores problemas do Planeta Terra hoje é a quantia de lixo produzida pela população mundial. Anualmente, estima-se que sejam produzidos 1,3 bilhão de toneladas de resíduos todos os anos, que precisam ser descartados de alguma maneira.

Por causa da sua alta temperatura, descartar o lixo nos vulcões para que eles sejam destruídos rapidamente parece uma opção fácil. Se uma cidade pode ser facilmente destruída pelas lavas, o lixo desapareceria de forma mais rápida ainda. Porém, essa ideia só parece simples. Realizar esse processo é algo simplesmente fora de cogitação, pois as implicações são muitas.

O primeiro problema seria levar o lixo até os vulcões. O Brasil e muitos outros países não possuem vulcões em sua geografia, então seria necessário exportar o lixo, o que provavelmente teria um custo elevado.

Outro problema é que nem todos os vulcões possuem um formato que permita a aproximação até sua “boca”. O ideal seria eles terem um formato de um escudo deitado e serem formados só de lava que, neste caso, devido ao formato, escorreria de maneira lenta. Os vulcões do Havaí são mais ou menos neste formato.

A maioria dos vulcões da Terra são, na verdade, estratovulcões, que se parecem com montanhas e podem entrar em erupção a qualquer momento. Ou seja, toda a estrutura montada para levar o lixo até lá seria destruída cada vez que o vulcão “explodisse”.

Foto: Reprodução InternetVulcão

O último problema seria a poluição na atmosfera que isso causaria. Quando queimamos o lixo de nossa residência, já estamos prejudicando a natureza. Imagina se isso acontecesse em grandes proporções. A quantia de fumaça que seria despejada na atmosfera terrestre é absurda. Em grandes incineradores, filtros são instalados para que a fumaça não seja tão tóxica ao ser descartada, porém, instalá-los em vulcões seria algo impossível.

Como a opção de descartar o lixo em vulcões é algo totalmente inviável, devemos procurar sempre jogar nossos resíduos fora de maneira que prejudique e polua o meio ambiente da menor forma possível.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais