Por que muitas mulheres têm cólica durante a menstruação?

As cólicas são um problema comum para a maioria das mulheres e podem ocorrer por dois diferentes motivos.

O período menstrual pode ser considerado um pesadelo para boa parte de pessoas do sexo feminino. Além de ter que saber como lidar com a TPM, a menstruação muitas vezes vem acompanhada de muita dor na região do abdômen. Para entender melhor sobre o assunto, o Dr. Curioso pesquisou sobre o motivo de muitas mulheres sentirem cólicas.

Primeiro, é preciso entender que essa dor é dividida em dois tipos, que possuem diferentes motivos para acontecer:

Cólica primária: É o desconforto sentido nos dias que antecedem a menstruação e podem durar até alguns dias após o início do fluxo sanguíneo.

Cólica secundária: É aquela que não está relacionada com a menstruação em si, mas sim a algum tipo de problema ginecológico, como, por exemplo, a endometriose.

No caso da cólica primária, ela é causada pelas contrações que acontecem na parede do útero da mulher. Em algumas pessoas, os vasos sanguíneos que levam o sangue para o útero ficam comprimidos, resultando em um incômodo mais forte. Em muitas mulheres, a dor vai além e pode ser irradiada para as costas e para a região da coxa.

Foto: Reprodução InternetA cólica afeta cerca de 80% das mulheres férteis do mundo.
A cólica afeta cerca de 80% das mulheres férteis do mundo.

Essa contração uterina acontece através da ação da prostaglandina, com a finalidade de que o endométrio seja expulso do organismo. Isso acontece em forma de sangramento, quando o óvulo não é fecundado.

Durante os primeiros meses em que uma adolescente menstrua, as dores são mais intensas, pois os ovários estão começando a amadurecer. Outro fator que contribui para isso é o tamanho do útero, que é menor e, consequentemente, o orifício de saída do óvulo é mais fechado. Após a primeira gravidez, a cólica costuma diminuir, pois a musculatura sofre alterações por causa do bebê.

Também chamada de dismenorreia, estima-se que as dores menstruais afetem cerca de 33 milhões de mulheres somente no Brasil.  No mundo todo, 80% das mulheres em idade fértil sofrem com o problema e, dessas, 10% ficam totalmente incapacitadas de fazerem suas atividades devido a dor.

Como aliviar a cólica?

Muitas pessoas precisam fazer uso de medicamentos para diminuir a dor, e esses devem ser indicados por um ginecologista. Porém, praticar atividades físicas ou fisioterapia pode ser um aliado durante a menstruação.

A ingestão de líquidos é outro fator positivo, além de uma alimentação saudável. Evite alimentos muito gordurosos e refrigerantes à base de cola. Comer alimentos que contém fibras também pode ajudar a evitar cólicas fortes.

Outros sintomas que acompanham a cólica

Além da dor, as mulheres podem sentir outros sintomas desconfortáveis durante o período menstrual. São eles: enjoos, dor de cabeça, diarreia, vômito, vertigem, desmaio, nervosismo e cansaço.

Descubra também: O que é a gravidez psicológica e por que ela acontece?

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais