Por que ficamos com marcas roxas depois de sofrermos pancadas?

Algumas dessas manchas podem sair rapidamente, outras demoram mais, dependendo da gravidade da lesão.

Ficar com hematomas após uma pancada é algo muito comum. Se você for daquelas pessoas que possui a pele muito clara, uma batidinha leve já é o suficiente para deixar uma marca roxa no local. Algumas dessas manchas podem sair rapidamente, outras demoram mais, dependendo da gravidade da lesão.

Esses hematomas que surgem mesmo com pancadas leves são ocasionados quando o sangue deixa de circular no interior das veias ou artérias e se acumula por baixo da camada da pele, no local que sofreu a batida. Os pequenos vasos sanguíneos existentes em nosso corpo podem se romper facilmente, por serem mais frágeis que outras veias.

O sangue acumulado em determinado local não volta a circular por nosso sistema vascular, precisando então que o corpo o absorva. Enquanto esse processo não é concluído totalmente, os hematomas continuam visíveis. Para absorver o sangue, o corpo humano precisa realizar um processo que envolve diversas reações químicas, que resultam na mudança de cor do hematoma. Uma mancha que inicialmente era roxa, poderá se tornar amarelada e até mesmo verde.

Foto: Reprodução Internethematomas

De modo geral, as manchas causadas por batidas não são motivo para preocupação, pois não são prejudiciais a nossa saúde. Porém, se em seu corpo surgem hematomas sem que haja um trauma no local, você deve se atentar e procurar um médico para descobrir as causas disso estar acontecendo.

Algumas pessoas ainda possuem tendência a formar manchas roxas com mais facilidade – é o caso de pessoas que ficam roxas com batidas leves. Essa tendência pode surgir por alguns fatores, como por exemplo, o uso de alguns medicamentos.

Além da aparência um tanto quanto feia, os locais com hematomas costumam ser bastante doloridos. Isso acontece por que, quando as células vermelhas do sangue são liberadas na lesão, o corpo envia células brancas para o local, que geram uma substância que causa a inflamação do local e, consequentemente, a dor.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais