Por que existem poucas pessoas ruivas?
A cada 200 pessoas, somente uma é ruiva.
Os fios de cabelo ruivo são resultado de uma mutação genética. As características de um ruivo original são claras: cabelo avermelhado, pele clara e muitas sardas pelo corpo. O tom do cabelo ruivo pode ter algumas variações: vermelho-dourado, uma cor laranja insana ou então somente um leve tom alaranjado.

A cor da pele e do cabelo das pessoas é definida por dois tipos de melanina, a eumelanina e a feomelanina. A eumelanina é a responsável por deixar os cabelos e a pele escura. A feomelanina possui um pigmento rosa e é ela quem dá cor aos lábios, mamilos e órgãos genitais de uma pessoa. A mutação genética que deixa as pessoas ruivas acontece no receptor Melanocortina-1 (MC1R) e transmite a pele e aos cabelos uma quantidade menor de eumelanina do que de feomelanina, resultando em sardas na pele e cabelo vermelho.
Esse gene é recessivo e é o responsável pela produção da melanina. Somente quando o pai e a mãe tiverem o MC1R modificado é que o bebê nascerá ruivo. Trata-se de um acidente genético que ocorre com pouca frequência.
A cada 200 pessoas, somente uma delas nasce ruiva. O local onde podemos encontrar mais pessoas ruivas é nos Estados Unidos. Porém, o maior percentual de ruivos está na Escócia, cerca de 13% da população, contra 2% dos cidadãos estadunidenses.
Desvantagens de ser ruivo
Pessoas ruivas são mais propensas a desenvolver o câncer de pele, pois a baixa quantidade de melanina deixa a pele mais sensível as radiações ultravioleta. Essas pessoas também são mais frágeis quanto a dor e resistentes aos efeitos de anestesias, precisando aumentar em 19% a quantidade de anestésicos.
Vantagem de ser ruivo
Por ter a pele clara, pessoas ruivas absorvem com grande facilidade a vitamina D, que é sintetizada no corpo pela luz solar. Isso proporciona a eles ossos mais fortes e saudáveis, melhora no sistema imunológico e aumento da força nos músculos. Outra vantagem é poder se destacar no meio das demais pessoas e ser diferente dos demais.
Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook
FONTE: Dr. Curioso