Por que existe a formação de neblina em alguns lugares?

Descubra como esse fenômeno acontece.

Se você mora em uma região fria ou alta, provavelmente já viu a formação de neblina em alguma situação. Ela pode ser um problema quando acontece nas estradas, pois diminuí a visibilidade de quem está dirigindo e pode ser a causa de muitos acidentes. Ela também é um grande fator prejudicial para aeroportos, podendo causar o cancelamento de voos.

A neblina, nada mais é do que um fenômeno atmosférico que acontece por causa do acúmulo de vapor de água perto do solo. Ela também é conhecida como névoa, nevoeiro, bruma ou chuvisco. Quando a neblina é muito intensa e a visibilidade é de, no máximo, 500 metros de distância, ela é chamada de cerração.

Ela é comum em regiões altas, frias, ou próximas de rios, lagos e represas. Ela acontece quando há formação de nuvens muito baixas. O vapor de água resfria e se condensa, o que causa a diminuição da visibilidade.

Fatores como o relevo, proximidade com a água ou a chegada de uma frente fria também podem causar a formação da neblina.

Quando é causada pelo relevo, ela é comum de acontecer em vales, sopés de montanhas, e locais com alta umidade. Quando existe a proximidade com água, a neblina acontece a noite, devido a evaporação da água que acontece durante o dia e, quando é resfriada no período da noite, se condensa. A neblina também pode se formar em regiões costeiras quando é atingida por uma frente fria ou vento glacial.

Veja algumas belas fotos tiradas em situações de neblina.

Foto: Reprodução internet/MIGUEL CLARONeblina
Foto: Reprodução internetNeblina
Foto: Reprodução internetNeblina
Foto: Reprodução internetNeblina
Foto: Reprodução internetNeblina

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais