Por que é impossível abrir a porta do avião durante o voo?

Existem dois motivos para que isso aconteça: a pressurização e também o controle da porta, que é feito pelo piloto.

Quando estamos dentro de um carro em movimento, temos a possibilidade de abrir a porta do veículo. O mesmo acontece no caso de ônibus e trens. Porém, não podemos abrir a porta de um avião comercial durante um voo.

Existem dois motivos para que essa impossibilidade exista. O primeiro deles é que a porta é controlada pelo piloto do avião e o segundo é a pressurização que o avião sofre no céu.

Se você já viajou em uma aeronave antes, deve ter notado que o comandante do voo comunica quando as portas estão “em automático” ou “em manual”. Quando o avião está no ar, ele programa o avião para que a abertura das saídas do mesmo só aconteça quando estiver em solo. Obviamente, isso é feito por medidas de segurança.

Foto: Divulgação/Emirates AirlinesAvião
As portas de um avião só podem ser abertas quando o avião está em solo.

Porém, mesmo que não houvesse esse procedimento, não seria possível abrir as portas por causa da pressurização. Ela funciona como o ralo de uma banheira, por exemplo, exercendo uma forte pressão sobre a cabine da aeronave.

Segundo o professor de engenharia aeroespacial David Birch, da Universidade de Surrey, no Reino Unido, as portas dos aviões são projetadas de uma forma que a alta pressão as bloqueie. É como se a pressurização no interior da cabine “selasse” a porta na estrutura do avião.

Steve Wight, professor-adjunto de engenharia aeroespacial da Universidade do Oeste da Inglaterra, explica que a porta é semelhante a uma rolha e que isso pode ser notado pelos passageiros ao passarem por ela.

"Você notará que tem uma forma cônica bastante interessante. Isso é porque ela realmente é fechada como uma rolha. Quando a tripulação da cabine a abre, isso deve ser feito com um tipo especial de alavanca."

Além disso, quanto maior foi a altitude, maior será a pressão. Dentro da cabine, essa pressão é muito maior, o que exigiria uma força “sobrenatural” para abrir a porta. Mesmo que a pessoa seja muito forte, é fisicamente impossível que essa abertura aconteça.

Confira também: Por que o avião camuflado é verde, se o céu é azul?

Descubra: Um avião voa mais rápido para leste ou para oeste do Planeta Terra?

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais