Por que devemos ter o hábito de ler?

A leitura está presente em nossas vidas diariamente e todos necessitam dela

Ler é uma atividade que desperta sentimentos em todas as pessoas. Sim, em todas. Algumas adoram (amam!) ler livros, jornais ou qualquer outra coisa onde tenha algo escrito. Para outras, a leitura é algo extremamente terrível e, no caso de estudantes, se torna um pesadelo, pois precisam ler muito para serem bons alunos. A leitura está presente em nossas vidas diariamente e todos necessitam dela.

Para quem já possui o hábito de ler, um livro é um presente maravilhoso. Para quem não gosta, trazemos aqui alguns motivos que tornam a leitura muito importante. Porém, não se apegue só a esses motivos expostos nessa matéria, pois a lista de vantagens ao gostarmos da leitura é extensa.

Aquisição de conhecimento: Através da leitura temos acessos a uma quantidade infinita de conhecimentos. Conseguimos ter informações sobre diferentes culturas, descobrir fatos históricos que refletem nos dias de hoje, aprender sobre as coisas que nos cercam, etc. Com a leitura, também podemos conhecer novas palavras, tornando nosso vocabulário bastante amplo.

Entendimento: Se você não lê sobre determinado assunto, dificilmente poderá compreender o que o envolve. Ler ajuda a pessoa a se tornar culta, tendo capacidade de debater sobre diversos e diferenciados assuntos, tendo informações suficientes sobre o conteúdo que lhe diz respeito.

Diminuir o estresse: A leitura ajuda a manter a concentração, que é muitas vezes dispersa devido ao estresse e correria do dia-a-dia. Ler é uma forma de relaxar, tanto é que muitas pessoas sentem sono depois de ficarem lendo por determinado período de tempo.

Diversão: Ler pode ser muito divertido se você souber aproveitar um bom livro. Boas histórias são como novelas, ficamos ansiosos pra saber o que terá no próximo capítulo. Quando lemos, muitas vezes viajamos para o local onde a história é contada e criamos em nossa cabeça todo um cenário, onde vamos encaixando os personagens de acordo com o rumo da história.

Ajuda na escrita: Você já deve ter ouvido falar que quem escreve bem é porque lê muito. E é verdade. Inconscientemente, quando estamos lendo, estamos aprimorando nossos conhecimentos, o que proporcionará uma escrita muito mais produtiva, com mais conteúdos e muito mais rica.

Ajuda no mercado de trabalho: Se você pretende ter um bom emprego, com um cargo importante e salário alto, você precisa ler. Grandes empresários gostam de ter em sua equipe funcionários cultos, que tenham amplos conhecimentos e que saibam enfrentar qualquer possível situação. Já imaginou você, sem ter o hábito de leitura, debatendo com um advogado? Provavelmente ele se sairá muito melhor do que você no diálogo. A leitura nos proporciona igualdade, independente da profissão.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais