Por que choramos ao cortar cebola?

O ardor em nossos olhos é causado por reações químicas. Mas, não deixe de incluir a cebola em sua alimentação, pois ela traz vários benefícios para a saúde.

As mulheres choram por vários motivos: TPM, uma decepção, saudade de alguém, por cortar cebolas... Sim, cortar cebola faz as mulheres (e homens!) chorarem, e isso não é nenhuma novidade. E qual o motivo disso acontecer?

O culpado pelas lágrimas é o ácido propenisulfênico, que se forma através de reações químicas e irritam os olhos. Quando a cebola é cortada, os vacúolos se rompem, liberando enzimas que formam os compostos sulfurados. Um desses compostos é feito de enxofre.

Esses compostos se transformam no ácido propenisulfênico. Ele é bastante instável e se decompõe na forma de gás, que se espalha pelo ambiente e atinge os olhos de quem estiver por perto.

O ácido não existe na composição da cebola, mas sim é formado durante o seu corte. Os compostos que formam o gás encontram-se separados na estrutura da cebola, entrando em contato e interagindo somente quando acontece o rompimento dos vacúolos.

Foto: Reprodução Internetcebola
 

Alimento saudável

A cebola é um alimento que contribui muito para nossa saúde. Apesar de ser um vilão para nossos olhos (pelo menos quando está sendo cortada), ela é uma grande aliada do nosso corpo.

1 – Ela é boa para o sistema sanguíneo: ajuda na circulação sanguínea, reduz o colesterol presente no sangue, aumenta a capacidade de dissolver coágulos internos, previne a trombose coronária, a trombose e evita o envelhecimento de veias e artérias.

2 – Previne a anemia: por conter fósforo, ferro e vitamina E, ela ajuda o corpo na reposição de sangue e na regeneração dos glóbulos vermelhos.

3 – Ajuda no sistema respiratório: ela alivia sintomas de problemas respiratórios, como a bronquite, os resfriados e constipações. Isso acontece por ela possuir vitaminas A e C.

4 – Controla a hipertensão e contém propriedades depurativas e diuréticas: por causa do potássio presente na cebola, ela ajuda a eliminar o excesso de líquidos e as toxinas, evitando o surgimento de gota, hipertensão e cálculos renais. Ela também é benéfica para rins e próstata.

5 – Evita doenças do sistema nervoso: Ela melhora o funcionamento do sistema nervoso, pois é rica em vitamina B, potássio e magnésio.

6 – É boa para grávidas: ela possui alto teor de folatos, que ajudam no crescimento e desenvolvimento do feto durante as primeiras semanas de gestação.

7 – É antioxidante: por causa das vitaminas A e C, enxofre e flavonoides que ela contém, ela possui poderes antioxidantes.

8 – Melhora a asma e inflamações: por causa do enxofre, ela é um ótimo anti-inflamatório e ajuda a combater a asma.

9 – Antisséptica: quando aplicada externamente, ela é um antisséptico natural e pode diminuir inflamações renais.

10 – Ajuda a emagrecer: Por ser rica em fibras e ter poucas calorias, ela é ótima para quem quer emagrecer ou controlar o peso. Ela ainda melhora o trânsito intestinal, elimina as toxinas e dá a sensação de saciedade.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais