Por que bocejamos?

Descubra por que nosso corpo realiza esse movimento involuntário.

O bocejo é uma das ações mais comuns em nossa vida. Ele não é uma ação exclusiva dos seres humanos, podendo acontecer também com os animais. Ele é um reflexo involuntário, que acontece para emitir um sinal para o nosso corpo.

Foto: Reprodução Internetgato bocejando
 

As pessoas e animais bocejam quando os músculos estão totalmente relaxados ou quando o corpo precisa de algumas horas de sono. Há também quem diga que o bocejo possa ser uma forma de despertar o indivíduo, pois o movimento ajuda na circulação do sangue, ajudando assim a manter a pessoa acordada. Outro motivo para bocejarmos, é porque é uma forma do cérebro estimular a entrada de oxigênio no organismo, quando ele é encontrado em baixas quantidades em nosso corpo.

Foto: Reprodução Internet/SuperinteressanteBocejo
 

Quando iniciado, o bocejo não pode ser interrompido, por mais que tentemos. Podemos até conseguir fechar a boca, mas os músculos irão continuar a se contrair, até terminar o movimento de contração. Além disso, o bocejo ainda é contagioso. Quando vemos uma pessoa bocejando, há grandes chances de nosso corpo copiar o reflexo e bocejarmos também, logo em seguida. Isso acontece por causa dos nossos neurônios-espelhos.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais