Por que as tatuagens não saem da pele?

Descubra o motivo dessas pinturas ficarem para sempre em nosso corpo.

Há quem diga que tatuar o corpo é uma arte. Existem também as pessoas que simplesmente não gostam. Existem ainda as pessoas que fazem tatuagem por impulso, podendo se arrepender depois (sabe aquela pessoa que tatuam o nome do namorado e depois ele vira ex? Então, é isso). Outras, são responsáveis e fazem tatuagens da qual vão gostar sempre.

Para quem é fã de tatuagens, as opções são infinitas. É preciso apenas de criatividade para decidir o que será desenhado na pele. Também é preciso consciência de que aquela imagem será carregada na pele para o resto da vida.

Foto: Reprodução Internettatuagem
 

O motivo da tinta usada para fazer uma tatuagem não sair da pele nunca mais, é porque ela é feita na derme, uma das camadas mais profundas da pele. Ao contrário da camada mais superficial, que sofrem renovação diariamente, a derme nunca é renovada.

Utilizando uma fina agulha, a tinta é injetada na derme, formando o desenho que a pessoa deseja. Caso a aplicação não seja bem feita, a tinta pode não atingir a derme, o que causará borrões na pele com o passar do tempo.

Camadas da pele

Nossa pele é formada por três camadas: a epiderme, que é a mais externa e sofre renovação das células diariamente, a derme, que é a camada intermediaria e a hipoderme, que é a camada mais profunda da pele. As duas últimas nunca sofrem renovação.

Foto: Reprodução Internet/Pela Saúde da PelePele
 

Agulhas

Existem dois tipos de agulhas para fazer tatuagem. Uma delas é a que faz o traço. A round liner pode ter até 15 microagulhas soldadas (quanto mais agulhas, mais grosso é o traço) e a round shader tem até 18 microagulhas e serve para fazer o sombreamento. O segundo tipo é para fazer a pintura. A flatpossui agulhas soldadas de forma linear e pode ser reta ou curva, dependendo da finalidade. A magnum é parecida com aflat, mas possui microagulhas mais altas e mais baixas. Ela pode conter mais de 30 microagulhas e é usada para fazer o preenchimento de grandes áreas.

Tintas

As tintas usadas para fazer o desenho são feitas de diversos materiais, dependendo da cor.

Branca: É feita a partir de óxido de titânio ou de zinco;
Vermelhoelaranja:São feitas de sais de cádmio. O vermelho também contém mercúrio;
Verde:É feita de sais de cromo;
Azul:É feita com sais de cobalto;
Amarela:É feita de sulfato de cadmio;
Preta:A mais usada, é feita de carvão e fenol.

Foto: Reprodução Internettatuagem
 

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais