Por que as pessoas não veem os filhotes de pombos?

Apesar dessa espécie animal ser vista com frequência em diversos locais, seus filhotes raramente são visualizados.

Os pombos são aves que há muito tempo já são consideradas “da cidade”. Não é difícil encontra-los em grande número nas praças e centro comerciais a procura de alimentos.  Porém, ao contrário da maioria dos outros animais, raramente os filhotes dessa espécie são vistos pelas pessoas.

O motivo dos bebês pombos não aparecerem em público é bastante simples: sua origem e também o fato do crescimento de suas penas ser mais demorado que dos outros pássaros.

Os pombos da espécie Columba livia domestica, que são os que habitam nas cidades, são descendentes do pombo-das-rochas (também chamado de pombo-comum), animais que gostavam de construir seus ninhos no fundo das fendas dos penhascos e em cavernas.

Quando esses animais migraram para as cidades, eles precisaram se adaptar e procurar outros locais escondidos para fazerem suas moradas, como torres de igrejas, telhados, pontes, construções abandonadas, entre outros lugares. Como normalmente esses ambientes não são frequentados, está ai um dos motivos para os filhotes não serem vistos.

Foto: Reprodução InternetPombos

Outro motivo é que os bebês pássaros demoram mais de 40 dias para criar penas, o que os impossibilita de sair do ninho antes disso. Na maioria das espécies de aves, esse período normalmente dura 20 dias. Durante esse período, os filhotes são alimentados pelos pais e, quando estão prontos para saírem de seus ninhos, já estão com um bom tamanho, que aos olhos da maioria das pessoas, é igual ao dos pombos adultos. São poucas as pessoas que conseguem identificar um pombo jovem no meio dos demais.

As principais diferenças de um pombo filhote para um adulto são que os animais que recém saíram do ninho não possuem manchas verdes e roxas em torno do pescoço e também possuem a cera (estrutura mole em cima do bico) mais acizentada, ao contrário dos adultos em que ela é branca.

Veja também: Como os peixes dormem?

Veja também: Qual o animal mais rápido do mundo?

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais