Por que as pessoas ficam com cabelos brancos conforme envelhecem?

Com o passar dos anos, nosso corpo dá sinais de que a idade está passando, e um deles é o aparecimento de cabelos brancos.

Com o passar dos anos, todos nós vamos envelhecendo e, juntamente com a idade, algumas características físicas nos mostram isso. Uma delas é o aparecimento de cabelos brancos. Independentemente da cor da pele, classe social ou outros fatores, todas as pessoas começam a perder a cor de seus cabelos um dia (algumas mais cedo, outras mais tarde).

Essa mudança na cor dos fios de cabelo acontece por causa da melanina, mesmo componente que dá pigmentação a pele. No organismo, há dois tipos principais de melanina: a eumelanina e a feomelanina.

A eumelanina é a responsável por dar coloração marrom ou preta às células (sejam elas da pele ou pelos), enquanto a feomelanina produz a pigmentação amarela ou avermelhada.

No caso dos cabelos brancos ou cinza, há pouquíssima ou nenhuma produção de melanina, o que ocasiona na ausência de pigmentação. Conforme as pessoas vão envelhecendo, a quantia de melanina produzida pelo organismo diminui e, consequentemente, os cabelos vão perdendo sua cor.

Em cada indivíduo, o aparecimento de cabelos brancos aparece de forma diferente. Em algumas pessoas, parte dos fios de cabelo ficam brancos ou grisalhos, já em outras, a cor é perdida na totalidade dos fios.

A idade em que essa produção de melanina diminui também é diferente. Em média, os fios brancos começam a aparecer após os 50 anos. Porém, há pessoas com 30 que já possuem fios sem pigmentação.

Foto: PixabayOs cabelos vão perdendo a cor conforme a produção de melanina diminui.
Os cabelos vão perdendo a cor conforme a produção de melanina diminui.

Há também fatores de saúde que influenciam no aparecimento dos cabelos brancos. Pessoas que vivem constantemente em situação de estresse ou com falta de alguma vitamina, tendem a perder a melanina mais rápido. Em outros casos, pode ocorrer devido a doenças, como o vitiligo e a alopecia, por exemplo.

Alguns estudos ainda apontam que hábitos como fumar ou usar muitos produtos químicos no cabelo, também pode fazer com que a produção de melanina reduza mais rapidamente.

Ou seja, se você não quer ter cabelos brancos, evite hábitos que prejudiquem sua saúde e, principalmente, torça para que sua genética produza melanina em grande quantidade por mais tempo!

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais